Jessica Tayana

Para fortalecer as políticas de promoção da igualdade racial, o prefeito Rafael Greca assinou neste ano a adesão da cidade ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). “Curitiba pode se tornar uma referência no enfrentamento ao racismo e às discriminações múltiplas e agravadas, promovendo ações importantes de reconhecimento, justiça e desenvolvimento para a comunidade afro-curitibana”, afirma o assessor de Políticas de Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar Silva, o Candiero.

O próximo passo deste trabalho será a organização de dez audiências públicas, propostas pelo Conselho Municipal de Política Étnico Racial (Comper). As audiências deverão acontecer no primeiro semestre de 2019 e contribuirão com o debate e a elaboração do Plano Municipal de Política de Igualdade Racial, com a participação da população.

Mês da Consciência Negra

Como já é tradição na cidade, a comunidade afro-curitibana celebrou sua herança cultural na programação especial pelo Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Durante todo mês, houve atividades culturais, esportivas, educativas e artísticas com a participação de 300 artistas e agentes culturais e de um público de 50 mil pessoas.

O I Fórum de Capoeira de Curitiba, por exemplo, contou com a presença de capoeiristas, professores da rede municipal e interessados neste Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade, misto de dança, luta e rito. Já o Paz Curitiba reuniu atividades esportivas e culturais na Praça Afonso Botelho. E o Centro Histórico foi palco de celebrações da Festa do Rosário, com a Feira Afro, apresentações artísticas e a tradicional lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito.

Capoeira

Desde janeiro, a Assessoria de Promoção da Igualdade Racial trabalha, em diálogo com os capoeiristas, pela manutenção da Roda de Rua na Praça Tiradentes.

A roda acontece aos sábados, quinzenalmente, sempre às 14h. Integrantes de vários grupos da cidade e Região Metropolitana compartilham a responsabilidade de manter a tradição.

Neste ano, foram promovidas 20 rodas para cerca de 1.000 participantes e 40 mil observadores.

O Plano Setorial de Capoeira foi impresso e distribuído aos grupos durante solenidade de homenagem a mestres, professores e praticantes de capoeira da Grande Curitiba, em dezembro, na Roda de Rua da Tiradentes.

Linha Preta

A Casa Romário Martins foi escolhida para o lançamento, em junho, do site da Linha Preta, com textos, fotos e vídeos sobre a presença negra em Curitiba.

O site mostra 21 pontos de memória afro-curitibana no Centro Histórico, como o Largo da Ordem, as Arcadas do Pelourinho, a Catedral, a Igreja do Rosário e as Ruínas de São Francisco.

Cerca de 620 alunos e 58 professores visitaram a Linha Preta em 2018 e conheceram a Exposição Presença Negra em Curitiba, onde assistiram ao minidocumentário Afrocuritibanos.