Josianne Ritz

Nesta quinta-feira, 13, o céu de Curitiba amanheceu cheio de riscos de brumas. Parecia que nuvens estavam brincando de correr ao encontro da alvorada pelo firmamento. Esse cenário lúdico do horizonte chamou a atenção de vários internautas. O fenômeno é lindo e relativamente comum em Curitiba e já esteve presente em outras situações, como em junho de 2017.  Segundo informações do Simepar o fenômeno se chama Contrails e Curitiba é um lugar ideal para esse tipo de formação por causa das condições de temperatura e umidade no inverno. 

Os  Contrails são na verdade  trilhas de condensação. As aeronaves soltam vapores d’água e por causa da temperatura que congelam instantaneamente, transformando-se em cristais suspensos na atmosfera. Os Contrails também se deslocam no céu e mudam de direção. Para que a trilha de condensação aconteça é preciso que a temperatura  da atmosfera  esteja a -35° C,a pelo menos 7000 metros de altitude e a umidade relativa do ar deve chegar perto os 65%.

A condição de umidade em Curitiba, em altitudes acima de 5000 metros, entre 50% e 70%, é a ideal para a formação desse tipo de fenômeno.

Previsão – Nesta  quinta-feira , 13, a previsão é de mais um dia de tempo estável em todas as regiões do Paraná. As frentes frias que se deslocam mais ao sul do continente não conseguem avançar sobre os estados do Sul do País, assim as temperaturas aumentam progressivamente no Paraná. As temperaturas em Curitiba devem apresentar uma grande amplitude térmica, com a mínima em 11ºC e a máxima chegando aos 25ºC