Curitiba ampliou para 78,7%, este ano, o percentual de identificação de gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família. A taxa – bem superior à média do Paraná, que é de 43,8% – representa um crescimento de mais de 20 pontos percentuais em relação à cobertura do ano passado e coloca Curitiba entre as capitais com melhor desempenho nesse acompanhamento. A identificação das gestantes representa a garantia de acompanhamento pré-natal, fundamental para a redução dos índices de mortalidade materna e infantil, e o pagamento de um acréscimo de R$ 288,00 no valor da Bolsa Família ao longo da gestação – valor distribuído em nove parcelas de R$ 32,00.

De acordo com dados dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social, nos primeiros seis meses do ano passado, a cobertura em Curitiba era de 55,3% das gestantes beneficiárias do Bolsa Família. No segundo semestre, chegou a 57,7%. Os percentuais são calculados com base numa estimativa do número de gestantes entre os cadastrados no programa. Para o primeiro semestre deste ano, estimou-se a existência de 1.228 gestantes, das quais 967 (78,7%) foram localizadas e passaram a receber o benefício adicional. Fazer o acompanhamento pré-natal para receber esse acréscimo.

Em Curitiba, o cadastro do Bolsa Família é feito pela Fundação de Ação Social (FAS), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Entretanto, a identificação da gestante é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, que também é responsável por repassar ao governo federal os dados referentes ao acompanhamento pré-natal.