Arquivo Bem Paraná/Franklin de Freitas – Vacina em Curitiba

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba vacinou, até quinta-feira (25/2), 22.752 pessoas com a segunda dose do imunizante contra o novo coronavírus. A vacinação está sendo feita nas instituições de longa permanência e para os profissionais de saúde, além dos indígenas.

A aplicação da primeira dose da vacina foi feita até sexta-feira (19/2) e somou 65.666 doses. Foram imunizados 4.818 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência; 73 indígenas; 17.928 idosos; e 42.847 profissionais dos serviços de saúde da cidade, incluindo as equipes de vacinação.

Na sexta-feira (19/2), para garantir a continuidade da vacinação dos idosos de 85 anos ou mais, a SMS usou, até o meio dia, 416 vacinas do volume destinado à aplicação da segunda dose dos pacientes já imunizados com a primeira. O volume vai ser reposto assim que o município receber mais vacinas.

Novo lote
A primeira aplicação recomeçou nesta sexta-feira (26/2) com a chegada de novo lote da vacina. Estão sendo atendidos idosos acamados de 85 anos e mais.

A partir de segunda-feira (1/3) tem início um cronograma para os idosos não acamados com idade entre 85 e 82 anos. Também vai ser retomada a aplicação da primeira dose para profissionais de saúde.

Doses
Curitiba recebeu do Ministério da Saúde 94.420 doses de vacinas para serem usadas na primeira aplicação no público prioritário elencado pelo Plano Municipal de Imunização, sendo 43.680 do imunizante produzido pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca. As demais são doses da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan.

O município também recebeu 32.610 vacinas CoronaVac para aplicar a segunda dose dos moradores e trabalhadores das instituições de longa permanência, indígenas e profissionais da saúde já imunizados com a primeira dose.