Franklin de Freitas

A tarde desta quinta-feira (26) teve uma névoa cobrindo Curitiba, baixando a visibilidade. Segundo a meteorologia, esse fenômeno foi causado pelos ventos que trouxeram uma umidade marítima para a Capital, formando esta névoa.

Em outroas ocasiões, a formação do fenômeno ocorreu na Capital, especialmente em dias mais secos e pode ter relação com a formação da chamada névoa seca (quando há a condensação de vapor d’água, em associação com a poluição). E esta tarde tinha esse componente, de baixa umidade relativa do ar.

O tempo seco foi registrado em quase todas as regiões do Paraná nesta tarde. Os índices de umidade relativa do ar ficaram abaixo dos 40 % em vários municípios do interior paranaense e em Curitiba também. Apenas no Litoral, a umidade que vem do mar manteve os índices mais elevados, mesmo assim o Sol voltou a brilhar na região.

Outra hipótese para o nevoeiro na Capital seria o da inversão térmica, quando as temperaturas mais próximas do solo ficam muito diferentes das acima, o que acaba por concentrar os poluentes numa faixa do céu.

A tarde foi ensolarada em Curitiba com temperatura de 23°C às 16 horas. As temperaturas devem ficar amenas na capital até sábado. Domingo elas sobem um pouco mais.