Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

Curitiba registra mais dois casos do novo coronavírus em moradores do município, nesta terça-feira (17/3). Os dois casos foram confirmados por um laboratório particular da capital paranaense, referenciado pelo Ministério da Saúde. Os pacientes, de 62 anos, foram infectados durante viagem recente para Itália.

Com os dois novos registros, sobe para nove o número de casos confirmados na capital paranaense. Cinco casos já haviam sido confirmados na última semana pelo Laboratório Central de Estado do Paraná (Lacen-PR). E outros dois haviam sido confirmados ontem, após exame realizado em laboratório particular referenciado.

Com isso, o Paraná agora tem registro de 14 casos. Boletim da Secretaria de Estado da Saúde desta terça-feira mostra que os casos confirmados passaram de 6 para 12 (ainda sem a inclusão dos dois casos da Capital desta terça).

Os novos casos confirmados estão em Campo Largo, Pinhais, Londrina, mais um em Cianorte.

Curitiba

Em todos os casos, os pacientes apresentaram sintomas leves de infecções respiratórias. Todos passam bem e foram orientados a seguir isolamento domiciliar voluntário por 14 dias, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A equipe de Epidemiologia da secretaria monitora outros possíveis contatos, por precaução.

Além dos casos confirmados, Curitiba ainda investiga 66 suspeitos e já descartou outros 50 casos de pacientes residentes em capital.

Quando buscar atendimento?
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba orienta que todas as pessoas com sintomas leves de infecção respiratória não procurem as unidades de saúde e UPAs.

Só devem buscar o atendimento de saúde aqueles com sintomas respiratórios agudos (falta de ar ou febre por mais de 24 horas).

“Grande parte dos casos do novo coronavírus são leves e com boa resolução”, diz a secretaria municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

O diretor do Centro de Epidemiologia da secretaria, Alcides Oliveira, lembra que não existe tratamento específico contra o novo coronavírus.

“São usados medicamentos para alívio de sintomas, como antitérmicos, que todos temos em casa”, explica.

Segundo Oliveira, porém, é importante que as pessoas não se automediquem com anti-inflamatórios à base de ibuprofeno – remédio que não apresenta um boa resposta em casos de coronavírus.

Além disso, todos que chegam de viagem do exterior e dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde já há transmissão comunitária do novo vírus, devem permanecer em isolamento domiciliar por sete dias. Aqueles que chegam de viagem e apresentam febre e sintomas respiratórios devem realizar isolamento domiciliar por 14 dias.

Outra recomendação importante diz respeito aos idosos, grupo de risco nesta pandemia. A orientação é para que todos com mais de 70 anos não saiam de casa, façam isolamento domiciliar voluntário por tempo indeterminado.