Divulgação

Touchdown, endzone, kickoff, quarterback. Termos usados por atletas e torcedores do futebol americano, o principal esporte dos Estados Unidos, estão cada vez mais populares no Bacacheri, bairro que sedia o único campo público da região Sul do país, voltado especificamente para a modalidade. O campo fica nos fundos do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Avelino Vieira, na Rua Guilherme Ihlenfeldt, 245 e é exclusivo para treinos de futebol americano.

O espaço é também um dos únicos não privados, específico para o futebol americano, que é iluminado, condição que permite que as equipes treinem durante a noite. Ao longo da semana, o campo é usado para os treinos das equipes Brown Spiders (equipe masculina), Curitiba Lions (equipe masculina e feminina) e Silverhawks (feminina). Os atletas se revezam no gramado em formato retangular, demarcado por jardas e com o conjunto de traves em formato de “Y”.

Aos sábados, o campo é usado para o programa de formação de novos atletas, promovido pela equipe Brown Spiders, que ensina o futebol americano para jovens de 16 a 20 anos. O programa é feito com o apoio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Referência no esporte

O campo de futebol americano foi iluminado pela Prefeitura há pouco mais de dois anos como uma das estratégias para expandir as atividades da modalidade na cidade. Garantir espaço adequado paras as equipes treinarem eleva a qualidade dos times e consequentemente a popularidade do esporte. “Curitiba tem se firmado como referência em futebol americano no país. Oferecer infraestrutura adequada para os treinos é uma forma de ampliar a prática e divulgar os talentos da nossa cidade”, diz o coordenador do Centro de Esporte Lazer Avelino Vieira, José Severiano Machado Netto.

Os refletores de alta performance garantem os treinos noturnos, uma vez que boa parte dos atletas trabalham ou estudam durante o dia. 

“A possibilidade de treinar a noite acrescenta muito, faz o time evoluir nos treinos técnicos e táticos”, diz Jonas Kubis, que joga como wide receiver da Brown Spiders.

Aos 23 anos, Kubis é uma referência no esporte. Em 2017, jogou no Dublin Rebels, da Irlanda, e foi campeão nacional da modalidade. “É ótimo que a cidade tenha um espaço assim para apoiar e incentivar o futebol americano, um dos esportes que mais cresce na atualidade”, afirma o atleta.

Para Anderson Candiato, um dos diretores do Spiders, ter um espaço exclusivo para os treinos representa uma importante conquista para todas as equipes da cidade. “Temos o espaço que é próprio e adequado para o aperfeiçoamento das jogadas, com as distâncias corretas, características de campo oficial que impactam positivamente no desempenho das equipes”, diz Candiato, que joga como linebacker da equipe.

Parques e praças

O jogador lembra quando as equipes, sem espaço próprio para treinos e jogos, precisavam praticar nos parques da cidade. “Disputávamos o gramado atrás do Museu Oscar Niemeyer com os cães”, recorda Candiato.

Atualmente, Curitiba tem seis equipes masculinas de futebol americano e outras três femininas.  Além do campo do município há somente mais um que é exclusivo para o esporte, porém, é um espaço privado, no Tarumã.

Outras equipes realizam seus treinos em campos de futebol que são adaptados para o futebol americano.

O futebol americano é um esporte de conquista de território baseado em estratégia, em velocidade, agilidade, força e na capacidade tática de seus jogadores. O objetivo é chegar o maior número de vezes com a bola até a zona final do campo adversário.

Espaço aberto

Para treinar no campo do CEL Avelino Vieira é preciso fazer parte de uma das equipes de futebol americano parceiras da Smelj, porém, o espaço é aberto para quem quiser acompanhar os treinos e conhecer mais sobre o esporte.

Além do campo de futebol americano, o CEL Avelino Vieira conta com um ginásio coberto onde acontecem aulas de vôlei, basquete, futebol, handebol, badminton, futsal, salas para aulas de dança, karatê, capoeira, street dance, além de quadra externa, pista de skate e academia ao ar livre. As atividades acontecem por meio do programa Escola + Esporte = 10 (EE10).

Para consultar dias, horários e vagas disponíveis:  3356-6217.