Ouvir música passeando virtualmente de carro pelo mundo, relaxar com um ótimo livro, descobrir curiosidades sobre letras de canções e até refletir sobre como será o mundo após a pandemia.

Essas são algumas dicas do Curitiba de Graça para você aproveitar no conforto do seu lar nesta semana. Embora muitos estabelecimentos estejam abertos, lembre-se do conselho das autoridades de saúde: sempre que puder, fique em casa!

Quando precisar de mais sugestões culturais, é só acessar o nosso site: www.curitibadegraca.com.br, onde você sempre encontra diferentes opções para curtir durante esse período de isolamento e distanciamento social.


Foto: Divulgação

Conhecido como O Vampiro de Curitiba, Dalton Trevisan está com 95 anos e é um dos maiores nomes da literatura paranaense.

Para colocar a leitura em dia

Nesta época, em que ainda é recomendado evitar sair de casa, ler um bom livro é uma ótima opção para relaxar e “viajar” para outros lugares e histórias.

Em Curitiba, temos diversos escritores renomados com obras marcantes na literatura brasileira. O jornalista Carlos Bório listou cinco deles: Dalton Trevisan, Cristóvão Tezza, Manoel Carlos Karam, Wilson Bueno e o mais conhecido de todos: Paulo Leminski. Tem dicas de livros de cada um. Você pode conferir neste link.

Outra opção para os leitores é a nova plataforma virtual programa Curitiba Lê, que está disponibilizando mais de 200 livros gratuitos, tanto de autores da capital quanto clássicos da literatura mundial. Tem até obras requisitadas pelo vestibular da Universidade Federal do Paraná.
A plataforma fica dentro do aplicativo Curitiba App, disponível gratuitamente na App Store para iPhone e iPad, e no Google Play para os aparelhos com o sistema Android.


Foto: Kristiane Rothstein

Livro “Histórias de canções – Chico Buarque”, de Wagner Homem. 

Essa música tem história

Quando ouvimos nossas músicas preferidas, às vezes não sabemos qual foi a inspiração para a composição. Muitas, ainda foram rejeitadas por intérpretes antes, tem regravações que nem conhecíamos e muitas outras curiosidades.

Para contar tudo isso para você, o Curitiba de Graça estreou a série “Essa história tem música”. O primeiro artigo fala sobre “Sozinho”, sucesso na voz de Caetano Veloso, mas foi gravada primeiramente por Sandra de Sá e foi ignorada por Fábio Júnior, que deve ter se arrependido depois, afinal a canção é até hoje um grande sucesso.

Outro artigo da série aborda a “Quem te viu, quem te vê”, de Chico Buarque.

Para saber mais, é só ir na editoria “De tudo um pouco” em nosso site.


Foto: Reprodução/Site

Basta entrar no Drive & Listen e escolher a cidade para sair passeando pelo mundo. 

Passeie virtualmente de carro pelo mundo

Que tal dar um passeio de carro sem sair do seu sofá? Inclusive, ir para outros lugares do mundo, sempre ouvindo uma boa música?

Essa é a proposta do site Drive & Listen. Nele, você escolhe uma das cidades disponíveis – são mais de 40 locais e Curitiba é uma deles, sintoniza uma estação de rádio local, escolhe a velocidade do carro e sai apreciando a paisagem por ruas e avenidas como se estivesse dentro do seu próprio carro.

Para experimentar as viagens virtuais, é só clicar neste link. Escolha o destino e bom passeio!


Foto: Reprodução/Site Goethe-Institut Curitiba

O que será do mundo pós-pandemia?

O que será do mundo após a pandemia do coronavírus? Parece praticamente impossível tentar responder essa pergunta. Mas, para refletir sobre como será a nossa vida após a maior crise de saúde do planeta, o Goethe-Institut criou o projeto “Pensando o Amanhã”.

Diversos artistas e intelectuais do mundo todo deram depoimentos com uma reflexão sobre o futuro. Escritores, músicos, filósofos, historiadores tentaram, a partir da vivência de cada um, projetar o planeta encerrada a necessidade de isolamento social.
Para saber mais e ler os relatos, só acessar este link.


Foto: FreePik

É possível garantir o direito à educação das crianças e jovens neste período de pandemia? 

Vamos falar de educação?

Desde sempre, a educação passa por transformações com a evolução e mudanças nas vidas de todos nós. Para refletir e discutir os desafios e as perspectivas do ensino no país, o Curitiba de Graça estreou a coluna “Educação em Debate, de Rudá Morais Gandin, mestrando em Educação da PUCPR, pedagogo e especialista em Políticas Educacionais pela UFPR.

Em seu primeiro artigo, ele reflete sobre as mudanças na educação durante este período da pandemia: qual o papel do professor, qual a garantia do ensino para os alunos das aulas on-line e qual poderia ser o melhor caminho nesta situação.

Para ler, basta acessar a editoria “Colunistas”em nosso site.