Criado em 2016, o site Curitiba de Graça – www.curitibadegraca.com.br – divulga atrações gratuitas que acontecem na cidade. Toda segunda-feira, traremos sugestões para o público do Bem Paraná.

O Curitiba de Graça passeia por sugestões de cultura – teatro, cinemas, exposições, e também apresenta eventos gerais, como palestras educacionais ou de economia, lançamento de serviços, feiras, produtos, entre outras atividades. 

Confira algumas atrações e serviços gratuitos na cidade:

Feira

Acontece até o dia 18 de dezembro, a Feirarte de Natal 2019, no Espaço de Arte Francis Bacon, na Ordem Rosacruz (AMORC), localizada na Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h. A feira apresenta produtos natalinos, material de decoração, de crochê, vasos, bonecas de pano, entre outras opções. O objetivo da Feirarte de Natal é proporcionar um local para os artesãos apresentarem seus trabalhos criativos e originais.


Divulgação

Exposição 

O Goethe-Institut Curitiba apresenta até o dia 20 de dezembro uma exposição de quadrinhos inspirada no explorador alemão Alexander von Humboldt, com desenhos de zoologia e botânica. A mostra traz a criação de seis artistas de Curitiba: Gustavo Alcindo, Alexandre Baltazar, José Marconi, Fúlvio Pacheco, João Ferreira e José Aguiar (foto), que dirigiu o projeto em Curitiba a convite do Goethe-Institut. Neste ano, Humbold completaria 250 anos em 2019. A visitação pode ser feita de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h e nas sextas-feiras, das 9h às 16h.

A exposição está em cartaz no Foyer do Goethe-Institut, que fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33 – Alto da XV.


Saúde

Uma campanha está oferecendo mil atendimentos gratuitos em diversas especialidades durante o mês de dezembro em Curitiba e Região Metropolitana. O Médicos do Bem é uma iniciativa de um grupo de médicos, clínicas e hospitais em parceria com a Medibook, plataforma criada por uma startup para facilitar o acesso da população aos cuidados básicos, promover saúde e evitar o agravamento de doenças.

Cada paciente poderá realizar apenas uma consulta no mês. Os agendamentos serão liberados semanalmente, com 250 vagas por semana. Entre as especialidades já oferecidas estão clínica geral, ginecologia, otorrinolaringologia, pediatria, e outras. A quantidade de consultas por especialidade é limitada conforme a disponibilidade de cada médico. Caso haja uma procura muito grande, será criada uma lista de espera.

As consultas podem ser marcadas por meio do site www.medicosdobem.org.br, onde é necessário fazer um cadastro prévio.



Diversão

No Passeio Público, também dá para aproveitar o carrossel e o trenzinho durante toda a semana. Eles ao meio-dia e vão até às 20h. Já a feira gastronômica funciona das 16h às 21h, de quarta a sábado, e das 11h às 22h, no domingo. No sábado e domingo, ainda tem o Espetáculo Natal na Ilha da Ilusão, às 19h30.


Crédito: Sthephany Mattano

Música

O MUV (Movimento Uniformemente Variado), representante da música preta em Curitiba, completa vinte anos neste ano. Para comemorar sua trajetória, o coletivo planejou uma série de shows em Curitiba.

No dia 7 de dezembro, a apresentação ocorre às 17h, na Casa Quatro Ventos (Rua da Paz, 51 – Centro) e no dia 19, às 19h, Centro Cultural Sistema FIEP (Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco).

O público ouvirá grooves variados que transitam entre o samba-soul, jazz, reggae, funk e a influência de Arthur Verocai, Tim Maia, Cartola, Tânia Maria, Milton Nascimento, Carlos Dafé, Funkadelic, Marvin Gaye, James Brown, Jackson Five e muitos outros.


Natal

As atrações natalinas nos shoppings de Curitiba já estão todas abertas. Cada um preparou um tema especial, com diversos brinquedos para as crianças e espetáculos musicais.