Curitiba será apresentada como a próxima cidade-sede dos eventos internacionais da FIRA Barcelona durante o Smart City Expo World Congress, considerado maior evento do mundo do tema de cidades inteligentes e marcado para 14 a 16 deste mês. A cerimônia, na capital da região espanhola da Catalunha, terá a presença de representantes e autoridades de mais de 100 países e 600 empresas globais de tecnologia e inovação.

O representante de Curitiba será Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, que subirá ao palco para apresentar um filme mostrando as principais credenciais da capital paranaense e um convite do prefeito Rafael Greca endereçado a autoridades e especialistas do mundo inteiro, para que participem da Expo Curitiba.

O Smart City Expo Curitiba será realizado nos dias 28 de fevereiro e 1º de março na Expo Renault Barigui. O congresso tem a chancela da FIRA Barcelona Internacional, consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha. O evento tem iniciativa e organização da iCities, empresa pioneira no Brasil no tema de Cidades Inteligentes, e conta com o apoio estratégico do World Trade Center Business Club.

Uma delegação brasileira acompanhará o anúncio em Barcelona. A missão, organizada pela iCities em parceria com a Global Business Consulting, de Florianópolis, será composta por empresários, autoridades e urbanistas do Paraná e de Santa Catarina. 

A missão internacional terá como um dos líderes Roberto Marcelino, diretor de novos negócios da iCities. Além de participação no Congresso Mundial, haverá visita aos principais organismos de apoio e promoção de tecnologia e inovação: 22@, Barcelona Activa e La Salle Technova Barcelona. Especialistas locais farão apresentação e análise de temas de relevância estratégica, como as Políticas de Distritos de Inovação, Smart City e Living Labs; Políticas de Ocupação Urbana e Políticas de Empreendedorismo de Inovação Empresarial, oportunidade para conexões com o Vale do Pinhão, comenta Roberto.

O roteiro também inclui conhecer programas de gestão e apoio à inovação e ao empreendedorismo, além de linhas de financiamento disponíveis na região da Catalunha. Os contatos vão favorecer a geração de oportunidades de negócios entre empresas de base tecnológica do Brasil e da Espanha.

 

Cidade é referência

Segundo Victor Moreno, project manager da FIRA Barcelona Internacional, a cidade tem larga tradição de urbanismo para pessoas, manutenção de espaços públicos verdes e um projeto de transporte público que é referência mundial. O diretor de marketing da iCities, André Telles, destaca que a cidade tem DNA de inovação, ambiente propício para a discussão em 2018 de temas como tecnologia disruptiva, governança, inovação digital e cidades sustentáveis do futuro.

Para Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, o evento está alinhado com os objetivos do Vale do Pinhão, projeto da prefeitura criado para fomentar o sistema de inovação da capital paranaense. Todas as cidades que receberam esse evento sofreram um impacto muito grande no desenvolvimento, com a visita de empresas que são referência tanto na área de tecnologia quanto na de smart cities. Isso atrai muitos investimentos, observa.

 

Saiba mais

Sobre o Smart City Expo Curitiba 2018

É o evento de cidades inteligentes do Smart City Expo World Congress, chancelado pela FIRA Barcelona, que ocorrerá na capital paranaense em 28 de fevereiro e 01 de março. É a ocasião em que especialistas e autoridades mundiais do setor, das cidades e dos governos se reunirão na capital paranaense para apresentar soluções aos problemas comuns que afetam as cidades. Foi trazido e está sendo organizado pela iCities, empresa pioneira no Brasil na temática  de Cidades Inteligentes. O evento é realizado em conjunto com a FIRA Barcelona, para proporcionar a arena ideal para as principais instituições e indivíduos que lideram as mudanças e transformações urbanas mundiais. Os participantes e os expositores vão compartilhar experiências e conhecimentos em plenário e em sessões paralelas com palestrantes de renome. Além disso, grandes empresas e instituições apresentarão suas mais recentes soluções urbanas inteligentes ou projetos mais inovadores.