Publicidade
Educação

Curitiba e mais 27 cidades têm protestos

UFPR: ato contra corte de verbas
UFPR: ato contra corte de verbas (Foto: Henry Milleo)

Atos contra os cortes de verbas do governo Bolsonaro para a educação ocuparam as ruas de Curitiba e mais 27 cidades paranaenses, ontem. As manifestações, organizadas por entidades estudantis, e sindicatos de professores e outros movimentos sociais também protestaram contra o projeto “Future-se”, do Ministério da Educação, e em defesa da autonomia universitária. Outros políticas do governo Bolsonaro para o meio ambiente, direitos trabalhistas, direitos humanos e de minorias também foram alvos dos protestos.
Em Curitiba, a manifestação começou no final da tarde, com concentração na praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), partindo em passeata no início da noite até à Boca Maldita, no calçadão da rua XV de Novembro. Além das questões nacionais, a pauta local também incluiu o contingenciamento de verbas para as universidades estaduais e a proposta do governo Ratinho Júnior de “Lei Geral das Universidades”, que segundo os sindicatos, fere o princípio da autonomia administrativa e financeira das instituições de ensino superior.
A proposta estabelece novos critérios para o repasse de verbas às instituições, como a relação entre o número de professores e vagas de alunos, além de estabelecer normas para o fechamento de cursos de graduação, entre outras mudanças. Segundo as entidades que representam as universidades, o projeto abriria caminho para demissões, redução do número de professores e terceirização de atividades meio. A proposta deve ser encaminhada pelo Executivo à Assembleia Legislativa em agosto, após o fim do recesso parlamentar de julho.
Interior - De acordo com a APP-Sindicato, que representa os professores da rede pública estadual, além da Capital, aconteceram atos também em Apucarana, Arapongas, Assis Chateaubriand, Cambará, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Mandaguari, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES