Franklin de Freitas – Largo passava por limpeza

Curitiba passou a contar, nesta quarta-feira (22), com a décima praça na lista das adotados por empresas. A prática existe desde 2005, após sanção da Lei 11.642. O Largo Luiz Cavichiolo II, na Vila Izabel, ficará por no mínimo um ano sob responsabilidade do grupo Wiser, da escola de idiomas Wise Up. De acordo com a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, a adoção do logradouro resultou em revitalização no valor de R$ 130 mil.

“Fizeram aqui a revitalização, houve um investimento de R$ 130 mil, com tudo que foi instalado, e é um processo muito interessante para o município. Hoje já temos dez unidades que têm esse mesmo formato, onde empresas fazem a adoção, implantam a revitalização, se responsabilizam pela manutenção pelo período mínimo de um ano.

Além da garantia de conservação do ambiente próximo à empresa, o grupo que adotou o logradouro pode explorar o local com instalação de publicidade que obedeça os parâmetros estabelecidos na lei. “Ganha o municipio, ganha a cidade porque temos espaços mais bonitos, mas bem conservados. Ganha também a empresa porque nesse caso a praça está situada em frente à empresa. Então, ela é praticamente um jardim, um espaço que quanto mais bonito e conservado estiver, melhor é para a empresa também. É um processo benéfico para toda a cidade”, comemora a secretária.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Curitiba tem hoje outras nove áreas sob os cuidados de entidades ou empresas, como é o caso dos jardinetes Ervin Ofner, na Rua Vitório Foggiato, Erailto Thiele, e na Rua Cecília Meireles, ambos no Ahú, recentemente adotados pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná (OAB-PR).

A adoção de logradouros públicos para manutenção e conservação pode ser solicitada ao Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Basta levar o Termo de Compromisso, que pode ser encontrado no site da Prefeitura, preenchido. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.