Curitiba irá ganhar no próximo sábado um espaço de cutelaria, no qual também funcionará uma escola voltada para a arte de fabricar instrumentos de corte, como espadas e facas. Comandada pelo mestre cuteleiro Pedro Fernando Miola, a PFG Cutelaria fica na Grilo Gringo Custom House e a inauguração ocorrerá das 9 às 20 horas, com várias atrações.
De origem milenar, a cutelaria produz obras de arte em metal pelas mãos dos mestres cuteleiros. Na PFG, os clientes poderão encontrar produção de facas de diversos modelos, além de afiação, reforma e restauração. A partir de outubro, serão ministrados os cursos de ‘Iniciação em Cutelaria’ e ‘Cutelaria Artesanal’, com duração de duas a três horas de aula/dia.
O curso é de inciação. Vou ensinar o básico para fazer três tipos de facas diferentes e da melhor maneira possível, afirma o mestre cuteleiro, que há 10 anos trabalha com o ofício, sendo há três profissionalmente. Se você conseguir levantar uma marreta de dois quilos, pode fazer uma faca, porque a cutelaria não é tanto a força, é mais jeito e técnica, explica.
Ainda segundo Pedro, a criação do espaço surgiu a partir de uma demanda dos próprios clientes, que já o procuravam para saber se ele dava aulas. Nâo à toa, a procura já está grande para os cursos, cujas inscrições serão abertas no sábado e poderão ser feitas durante o evento de inauguração, pelos telefones (41) 99830-0119, (41) 98465-4031, (41) 3044-0474 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Inauguração
No sábado, das 9 às 20 horas, o evento de inauguração da PFG Cutelaria terá música ao vivo com a banda Touché Ravel, além das delícias do Remis Food Truck. A Grilo Gringo Custom House está localizada na Rua Fernando Amaro, 801, Alto da Rua XV, em Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3044-0474 ou página do evento no Facebook: https://goo.gl/RnN6oy.