Franklin de Freitas – O Moinho da Inovação: certificação internacional

O bairro Rebouças vai ganhar, dentro de dois anos, o Centro de Inovação de Curitiba, o primeiro edifício inteligente público da capital. A nova ala do Engenho da Inovação, sede da Agência Curitiba de Desenvolvimento, será totalmente sustentável, dentro dos parâmetros do Certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que credencia os chamados “edifícios verdes” ao redor do mundo.

O projeto executivo do Centro de Inovação de Curitiba já está sendo executado, após licitação da Prefeitura, e a concorrência pública para a escolha da empresa que irá fazer a obra deve ocorrer no primeiro semestre de 2021. A previsão é que o novo edifício seja inaugurado em 2022.

A Prefeitura vai investir R$ 11 milhões no prédio inteligente, recursos do programa Financiamento para Infraestrutura e Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal.

O Centro de Inovação de Curitiba vai ocupar o antigo edifício “Escher”, nome dado à construção do início do século 20 por produzir efeito ótico que remete aos padrões geométricos do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972). O prédio fica na esquina das Ruas Engenheiros Rebouças e Piquiri.

“O novo Escher vai permitir aos empreendedores, startups, empresas, universidades e outros integrantes do Vale do Pinhão um fluxo de comunicação constante, impulsionando o processo criativo e inovador”, diz a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi.

O Centro de Inovação de Curitiba vai respeitar a estrutura já existente e ganhará quatro pavimentos e uma cobertura do prédio. Na parte interna, os pavimentos terão por base uma estrutura metálica de forma a garantir a segurança e a estabilidade da edificação.

Em uma área total de 2.179 m², o novo edifício irá reunir auditório com 70 lugares, dois espaços para eventos e exposições, FabLab, banheiros e área de circulação. O local terá ainda capacidade para abrigar 170 postos de trabalho nos ambientes de coworking.