Lucilia Guimarães/SMCS

O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, inauguram na sexta-feira (22/2) o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Tatuquara.

O novo Caps, que inicia os atendimentos na quarta-feira (27/2), é voltado aos pacientes do distrito sanitário do Tatuquara com transtornos mentais severos e persistentes e problemas relacionados a uso abusivo de álcool e outras drogas. A expectativa é o tratamento de cerca de 250 pacientes por mês.

“Você que está na mão da droga, na mão da cachaça, nada de ficar sofrendo dizendo que não é ninguém. Quero lhe falar do valor que você tem”, disse o prefeito Rafael Greca, na cerimônia de inauguração. “É preciso erguer as pessoas, recuperar as famílias, iluminar o que está escuro, aquecer o que está frio, fortalecer aquilo que é fraco”, disse. “Alegria de inaugurar o Caps Tatuquara e de ver o nosso Tatuquara progredir. Abram-se as portas do Caps Tatuquara, para o bem das famílias do Tatuquara e para todos que acreditam que é preciso saber viver”, complementou o prefeito.

Antes da inauguração, os pacientes do Tatuquara precisavam buscar atendimento no Caps do Portão (casos relacionados a transtornos mentais) ou no Caps do Bairro Novo (casos relacionados a abuso de álcool e outras drogas). Com o novo equipamento, vão evitar um deslocamento significativo, em que era necessário tomar até quatro ônibus, num trajeto que poderia levar até três horas.

“Por isso dizemos que o novo equipamento promove e melhora o acesso dos pacientes do Tatuquara”, afirmou a secretária Márcia.

Com um investimento municipal de cerca de R$ 95 mil por mês para o custeio do novo equipamento, esse será o 13º Caps do município, o 10º voltado para o atendimento de adultos.

Para reabilitação psicossocial e reinserção social, o novo Caps vai promover, numa área de alta vulnerabilidade, tratamento de pessoas com problemas decorrentes de transtorno mental e de uso de álcool e outras drogas, tudo num mesmo equipamento, com uma equipe especializada e capacitada para os atendimentos.

“Além disso, com a proximidade territorial, será possível um acompanhamento mais de perto dos problemas clínicos dos pacientes, nas suas respectivas unidades de saúde”, explicou Márcia.

A equipe do novo Caps será composta por 20 profissionais, entre médicos (clínico geral e psiquiatras), psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social.

Presenças

Participaram da cerimônia de inauguração o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o presidente da FAS, Thiago Ferro; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; os vereadores Beto Moraes, Rogério Campos, Mauro Bobato e Mestre Pop; o administrador regional, Jadir Silva de Lima; a coordenadora do Caps Tatuquara, Karin Cristine Gabardo; o representante do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Brasil; e a diretora geral da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Adriana Moreira Kraft. A cerimônia contou com a apresentação da Banda do Caximba e do coral do Caps Boa Vista.