Josué Damasceno

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba investiga a partir desta quinta-feira (27/2) dois casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19). Trata-se de um casal que viajou na primeira quinzena de fevereiro para a Itália, com histórico de passagem por Roma e Florença.

Na noite desta quarta-feira (26/2), o casal – o homem de 30 anos e a mulher de 25 anos – procurou por atendimento médico em um serviço de saúde da rede privada. Ambos relataram ter febre, tosse, calafrios, problemas respiratórios, dor de garganta e coriza. No atendimento, informaram o histórico de viagem internacional.

No atendimento foi realizada avaliação clínica, com prescrição de medicamentos para tratamento dos sintomas, febre e dores. Também foi realizada a coleta de amostras para exames, que já foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

Após avaliação médica e identificação de estado de saúde estável, os pacientes foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar voluntário. A SMS está monitorando diariamente a evolução do quadro de saúde.

Também foi solicitado ao casal que informe a relação das pessoas com quem tiveram contato próximo desde o início dos sintomas. Elas também serão monitoradas pela Saúde.

No fim da tarde, um terceiro caso entrou na lista de suspeitos do Ministério da Saúde, de um homem de 30 anos, que também esteve na Itália.

No fim de janeiro, a SMS investigou em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná outros dois casos que foram foram descartados por exames laboratoriais.

Outros casos

Além destes dois casos em Curitiba, a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) confirmou um caso suspeito de coronavírus no Paraná, em Campo Largo, na Grande Curitiba. Trata-se de uma mulher de 66 anos, que esteve na Itália nos últimos dias e desenvolveu sintomas compatíveis com o do coronavírus. Foram coletados amostras para exame e enviados para o Lacen, para processamento. Os resultados devem sair em até uma semana. 

A mulher está internada no Hospital do Rocio, em Campo Largo, em observação. 

Na noite da quarta-feira, 26, um outro caso suspeito do novo coronavirus (Covid-19) foi confirmado em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. Segundo nota da Sesa, a suspeita é uma mulher de 29 anos que esteve na Itália entre os dias 12 e 16 de fevereiro. Ela apresentou sintomas no dia 23 e procurou atendimento médico de hospital particular relatanto febre, dor de garganta e cefaléia. 

Ainda conforme a nota, foi coletado o material para realização de exames preliminares para vírus respiratórios pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR) que devem sair até o final desta semana.  Caso não ocorra a confirmação, o material seguirá para aanálise da Fiocruz para a avaliação laboratorial para Coronavírus.

É hora de reforçar os cuidados
A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak ressalta que não há motivo para pânico no momento, mas, é importante o estado de alerta e reforçar os cuidados e a prevenção.

“Higienizar as mãos, usar lenço descartável, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, manter ambientes bem ventilados. São hábitos simples e que podem prevenir não só o coronavírus, como uma infinidade de outras doenças de transmissão aérea”, ressaltou Márcia.

Ela também reforça que pessoas com infecções respiratórias devem evitar aglomerações. “Seja qual for a infecção respiratória, se for possível evitem circular em locais de grande movimento”, complementa.

Estratégia de enfrentamento
Desde o início do ano a secretaria vem preparando serviços e profissionais de saúde para atuação em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Até o momento, cerca de 800 profissionais de saúde da rede pública e privada de Curitiba já receberam treinamento em relação à nova doença, com orientações e fluxos de atendimento em casos de suspeita.

“As equipes e serviços de Curitiba estão atualizados e qualificados para o acolhimento e a assistência de pacientes suspeitos de contaminação”, esclareceu a secretária.

Para Márcia a experiência do enfrentamento da pandemia da Influenza A/H1N1 que surgiu em 2019, norteou o planejamento das estratégias de atuação de Curitiba.

“Já estabelecemos fluxos de atendimento, também já definimos serviços hospitalares de referência para os casos que possam necessitar de internamento. Agora trabalhamos com o reforço das informações e atualizações em relação ao que se sabe sobre o novo vírus”, conta.

Os documentos oficiais, fluxo de atendimento, ficha de notificação de casos suspeitos, notas técnicas e outras orientações sobre o vírus estão no site www.saude.curitiba.pr.gov.br.

A SMS também acompanha de maneira constante junto ao Ministério de Saúde e autoridades internacionais da área as atualizações sobre o vírus.

Como prevenir
O coronavírus pode ser transmitido de forma semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância, ou pelo contato com objetos contaminados pelo vírus.

• Higienizar as mãos com frequência com água e sabonete líquido ou formulação alcóolica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
• Cobrir nariz e boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou tossir.
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e sempre higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, canudos, cigarros ou batons.
• Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
• Evitar contato próximo com animais silvestres e animais doentes em fazendas ou criações.
• Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos).