Cesar Brustolin/SMCS/Arquivo

A Feira das Cooperativas estreia, nesta sexta-feira (15/3), na Travessa Jesuíno Marcondes, em frente a Praça Osório, no Centro. O novo ponto começa a funcionar em testes, inicialmente, com três bancas com hortifrutigranjeiros colhidos de propriedades de agricultores da Grande Curitiba.

A feira funcionará todas as sextas-feiras das 8h às 14h. Carros não poderão circular em parte da travessa, por conta da necessidade de montagem e desmontagem das estruturas, das 4h às 16h.

A Feira das Cooperativas é uma iniciativa da Prefeitura pelo Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole). “O município e o Pró-Metrópole buscam valorizar a agricultura familiar regional junto ao mercado consumidor curitibano, apostando na maior oferta de produtos e melhor qualidade dos alimentos”, explica Luiz Gusi, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.

De acordo com ele, a Feira das Cooperativas permitirá à população conhecer de perto dos alimentos cultivados nas propriedades rurais da Grande Curitiba e, aos agricultores, conhecer melhor os hábitos alimentares e as necessidades dos consumidores da capital. “Todos ganham com esta nova feira que também segue a determinação do prefeito Rafael Greca de incentivar os curitibanos a consumir alimentos saudáveis”, reforça Gusi.

Convênio

O secretário lembra ainda que, em setembro do ano passado, a Prefeitura e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) assinaram um acordo para capacitação de agricultores de 11 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral do Estado. O convênio, que também integra o Pró-Metrópole, beneficia produtores familiares de Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Agudos do Sul, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Piraquara, Colombo, Tijucas do Sul, Araucária e Morretes.

Além das três bancas de hortifrutigranjeiros, a Feira das Cooperativas terá um trailler de salgados.

Serviço: Feira das Cooperativas

Data: toda sexta-feira

Horário: das 8h às 14h (a via ficará fechada das 4h às 16h)

Local: Travessa Jesuíno Marcondes, no trecho em frente à Praça Osório, no Centro