Mais ativos do que nunca, a atual geração com idade acima de 40 anos, conhecida como entas, é protagonista de uma das maiores mudanças de comportamento do nosso tempo. O professor Vern Bengston, da University Of Southen California, especialista em sociologia do envelhecimento, comenta a revolução deste cenário, nunca vista antes. Não é só uma questão de viver mais tempo, mas também com saúde e energia, diz ele. Contudo, esse público ainda não recebeu a atenção devida do meio empresarial. 

Atentos a isso, profissionais das áreas de Evento, Entretenimento, Jornalismo e Publicidade se uniram para criar e apresentar uma forma eficaz de conectar pessoas com mais de 40 anos a empresas e instituições que almejam se comunicar diretamente com elas. Assim nasceu a inédita EXPO+40, que será realizada entre os dias 24 e 26 de novembro, em Curitiba, na ExpoUnimed.

Dados do Relatório Envelhecimento do Século XXI, publicado pelo Fundo de População das Nações Unidas e HelpAge, mostram que no mundo uma em cada 9 pessoas tem 60 anos de idade ou mais, e estima-se o crescimento dessa proporção para uma, em cada 5 pessoas por volta de 2050. Chris Ayrosa, uma das organizadoras do evento, lembra também que na década de 1960 a expectativa de vida no Brasil era de 50 anos em média, e hoje saltou para 74.Tal alteração mudou completamente o comportamento desse público mais adulto, observa.

Pessoas entre 45 e 60 anos de idade pensam em novas carreiras, novos projetos, novos relacionamentos e novos hábitos de consumo. Procuram produtos, serviços e tecnologia dos mais diversos segmentos da indústria. Elas também têm um alto poder de análise e decisão, e a aposentadoria já não é mais tão presente em comparação às gerações passadas na mesma faixa etária.
Mas, muito além de oferecer produtos e serviços é necessário saber direcionar ações de marketing e de propaganda para esse segmento. As empresas ainda estão com campanhas muito focadas em pessoas mais jovens, mesmo com o objetivo de atrair o público mais adulto,algo que precisa ser mudado com urgência. É isso que a EXPO+40 quer! Fazer com que as empresas se comuniquem mais e melhor com o público que mais cresce no mundo, esclarece Chris Ayrosa.


Os cinquentões são os novos trintões

Dizem por aí que os 50 são os novos 30 e isso faz todo sentido se olharmos como o nosso mundo tem se transformado, ressalta Chris Ayrosa. Isso porque a melhora na qualidade de vida, os avanços na medicina e as mudanças nos padrões de comportamento formam um conjunto no qual homens e mulheres da nova geração podem viver de uma forma completamente diferente de suas mães e avós.

A jovialidade e o bem-estar físico, tanto no que diz respeito à saúde quanto à aparência é uma das maiores preocupações entre os ‘entas’. Percebe-se isso claramente com a quantidade de pessoas nessa faixa de idade presentes nas academias, nos parques e nos centros estéticos.

Lembrando também que as pessoas desta geração tem alto poder de compra. Só a geração com mais de 60 anos, por exemplo, movimentou cerca de R$ 400 bilhões em 2013. Naquele ano, eram 22,3 milhões de pessoas com essa idade.
Além de feira com produtos e serviços, A EXPO+40 irá oferecer ao público diversas atrações, entre elas, palestras e talk shows, com participação de artistas e outras personalidades ligadas às áreas de Empreendedorismo e Bem-Estar.


A qual geração você pertence?

Baby boomers
São aqueles nascidos em épocas de grande expansão da taxa de natalidade. A última importante no mundo foi entre as décadas de 1940 a 1960

Geração X
São os nascidos logo após os baby boomers, ou seja, a partir da transição entre 1950 e 1960, e se estendendo até por volta dos 1980

Geração Y
Na sequência, chegam os nascidos no final do século 20. A geração Y também é conhecida como os millenials

Geração Z
São aqueles que entram no mercado de trabalho neste momento. Os nascidos em meados da década de 1990 e 2010

Geração Alpha
Os nascidos após 2010. É a primeira a nascer totalmente na era tecnológica

Geração Entas
Não é propriamente uma geração. É a maneira como são reconhecidos aqueles que chegam aos 40 anos em diante