Pedro Ribas/SMCS

Curitiba recebeu, nesta sexta-feira (16), 65.785 novas doses de vacinas conta a covid-19, sendo 41.175 de Astrazeneca, da Fiocruz, e 24.610 de Coronavac, do Instituto Butantan. Nessa nova remessa 45.865 doses são destinadas à primeira aplicação e 19.920 de Coronavac vieram especificamente para completar o esquema vacinal da segunda dose. As doses direcionadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) serão usadas para a aplicação da primeira dose, seguindo o calendário de vacinação já estabelecido pelo município. Neste sábado (17/4), será feita a imunização de pessoas com 65 anos. O atendimento será nos 20 pontos de vacinação da cidade, sendo dois por drive-thru. A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta que não há necessidade de chegar antes dos horários de abertura dos postos. “Não há risco de os idosos desse grupo ficarem sem vacina”, diz a secretária Márcia Huçulak.

Para evitar aglomerações, a SMS orienta para as pessoas de 65 anos completos que os nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho que procurem os pontos de vacinação pela manhã. Já os nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro devem ir aos postos de vacinação no período da tarde. (Veja cronograma abaixo)

Outra solicitação é que apenas idosos com dificuldade de locomoção usem os drive-thrus do Pavilhão da Cura (Barigui) e o do Santuário Nossa Senhora do Carmo (Boqueirão).

“Quem tem boa mobilidade deve procurar um ponto fixo e deixar o sistema de vacinação dentro do carro para quem realmente necessita desse serviço”, pede Márcia.

O que fazer para vacinar?
Para idosos não é necessário agendamento, mas a Secretaria Municipal da Saúde orienta que façam o cadastro na plataforma Saúde Já para agilizar a imunização. O cadastro pode ser feito pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS).

Outra recomendação é para que os idosos estejam acompanhados. Eles devem apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência com endereço de Curitiba para quem não tiver cadastro na plataforma Saúde Já.

Novos pontos
Com o avanço da campanha de imunização, ocorre um aumento do público a ser vacinado, já que as faixas de menor idade incluem mais pessoas.

Por isso, a SMS promove um reforço da estrutura de atendimento do público, com abertura de dois novos pontos fixos para a vacina contra covid.

Os novos pontos serão instalados na Unidade de Saúde Fernando de Noronha, na Regional Boa Vista, e no Centro de Referência, esportes e atividade física, na Regional Portão e começam a funcionar na sexta-feira (16/4). (Veja endereços abaixo.)

Agora a cidade conta com 20 pontos para a imunização contra covid, sendo 18 deles fixos e dois que funcionam no sistema de drive-thru. A SMS recomenda que esse sistema, em que a pessoa não precisa sair do carro para ser vacinada, seja usado apenas por aqueles que têm dificuldades de locomoção.

“Estamos vacinando pessoas cada vez mais jovens e com boa capacidade de locomoção, então elas devem procurar os pontos fixos”, diz a secretária. “Os pontos são exclusivos para vacina da covid, não recebendo outros atendimentos de saúde, portanto são locais seguros, sem riscos.”

Orientações para receber a vacina
A exemplo do que já vem sendo feito na campanha de vacinação, para os grupos de 66 anos (nascidos no segundo semestre) e de 65 anos não é necessário agendamento para aplicação da vacina.

Basta aos familiares ou responsáveis pelos idosos incluídos nesta etapa levá-los a um dos pontos de vacinação. A SMS orienta, no entanto, que seja feito o cadastro no aplicativo Saúde Já, a fim de dar mais agilidade ao processo de vacinação.

No ato da vacinação, o idoso deve apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência com endereço válido de Curitiba e uma caneta.

Cronograma da primeira dose para idosos

66 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: sexta-feira, 16 de abril
65 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: sábado, 17 de abril, período da manhã
65 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: sábado, 17 de abril, período da tarde

Pontos de vacinação para idosos
LOCAIS FIXOS
De segunda-feira a sábado, manhã das 8h às 13h e tarde das 13h às 18h.

1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui

2 – US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado

3 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 11 – Sítio Cercado

4 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

5 – US Fernando de Noronha
Rua João Mequetti, 389 – Santa Cândida

6 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

7 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

8 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

9 – US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

10 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

11 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

12 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

13 – US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

14 – Centro de Referência, esportes e atividade física
Rua Augusto de Mari, 2150 – Guaíra

15 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

16 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

17 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

18 – Paróquia Santo Antônio
Entrada pela Av. Paraná, no Boa Vista.

DRIVE-THRU

De segunda-feira a sábado, manhã das 8h30 às 12h30 e tarde das 12h30 às 16h30

1 – Pavilhão da Cura – Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)
2 – Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Maurer)

Novo lote

Para a primeira aplicação, vieram 43.195 destinadas a idosos e 2.670 para trabalhadores da saúde. Para as forças de segurança, os imunizantes ficaram reservados na Secretaria de Estado de Saúde, que enviará posteriormente as doses com a lista do público a ser atendido.