A cultura de dados abertos pode contribuir para solução de problemas sociais. É com base neste entendimento que grupos espalhados por todo o mundo promovem no próximo dia 09 de março, sábado, o Open Data Day, o Dia dos Dados Abertos. Em Curitiba a ação será coordenada pelo Code For Curitiba, formado por “hackers do bem” que usam a tecnologia e o conhecimento em programação para encontrar caminhos que facilitem a vida do cidadão e estimulem tanto o poder público quanto a iniciativa privada a adotarem a cultura de transparência nas organizações. O encontro será realizado na sede da FIEP Paula Gomes, das 10h às 17h.

A data marca uma celebração mundial realizada todos os anos em diferentes partes do mundo. Neste ano, o evento em Curitiba tem ênfase em três áreas: Ciência Aberta, Rastreamento de fluxo do dinheiro público e Mapeamento aberto. Além de palestras e conteúdo sobre o tema, o Open Data Day vai promover o 1º Mapathon de Curitiba, uma maratona de mapeamento colaborativo. “Os participantes irão coletar informações sobre a situação e o mobiliário das calçadas na região central da cidade e registrá-las em um mapa aberto em um sistema de informações geográficas”, explica Ricardo Mendes Junior, coordenador do evento. Os inscritos vão desenvolver pesquisa de dados ao longo do dia e enviar relatórios ao final do levantamento. Interessados de diversas áreas de atuação e conhecimento podem participar se inscrevendo gratuitamente pelo site.


Sobre o Open Data Day

O Open Data Day é realizado anualmente em todo mundo com o objetivo de fomentar a cultura de dados abertos. Grupos independentes criam eventos locais em todo mundo. É uma oportunidade para mostrar os benefícios sociais da transparência e encorajar sua adoção por parte do governo, dos negócios e da sociedade civil. Saiba mais: opendataday.org


Sobre o Code For Curitiba

O Code for Curitiba é um movimento cívico e apartidário organizado por voluntários que usam a tecnologia com o objetivo de melhorar os serviços prestados pelo governo. Os chamados “hackers do bem” fomentam o ecossistema de inovação cívica para melhorar a qualidade de vida em todo o Brasil.


Serviço: Open Data Day Curitiba

9 de março, sábado, das 10h às 17h, na FIEP.

Rua Paula Gomes, 270 Centro Cívico, Curitiba

Inscrições: goo.gl/hH8QCP

Mais informações: codeforcuritiba.org