Franklin de Freitas – “Flagrante: mesmo perigoso

A temperatura em Curitiba, nesta quinta-feira (13), chegou a 33,7ºC, a mais alta do ano empatada com o dia 18 de março com a mesma marca. Foi o terceiro dia seguido com temperaturas mais altas na Capital. No começo da semana marcas como 32ºC e 31ºC já haviam sido registradas. E, hoje, novamente a Capital e região devem ter muito calor.

Com as temperaturas elevadas, a reportagem do Bem Paraná flagrou jovens se banhando no Rio Iraí, na divisa entre Pinhais e Piraquara. Apesar do risco de se nadar em locais não apropriados, foi a maneira encontrada pelos jovens para se refrescar. As autoridades orientam que banhos só devem ser tomados em locais com proteção de salva-vidas.

Nos próximos dias a região, assim como todo o Paraná, ainda ficam com altos registros. Também devem ocorrer pancadas de chuva, especialmente nos finais de tarde, típicas de verão.

A estação tem início no dia 21 de dezembro, mas não quer dizer que daqui para frente será sempre quente. Pelo menos na parte mais ao Sul do Estado, incluindo Curitiba, ainda há previsão de variação nas temperaturas. No meio da semana que vem as temperaturas devem ficar amenas por causa do ingresso de uma frente fria e chuva.

E, para os dias 24 e 25, segundo previsão de longa data do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as temperaturas nestes dias devem variar entre 13 e 18 graus, médias que podem ser consideradas frias para a estação.