Henry Milleo/Arquivo BP

Na terça-feira (3) o ar frio volta a se intensificar sobre as Regiões Sudoeste, Sul e centro-sul do Paraná e com isso há condições para ocorrência de geadas fracas nos diversos municípios dessas regiões. Nos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba e microrregião de Cascavel, faz frio ao amanhecer, porém não há previsão da formação de geadas. Na microrregião de Telêmaco Borba há previsão de geada fraca nos fundos de vales.

Na terça-feira, as condições do tempo seguem muito parecidas com esta segunda-feira (2). Entre os Campos Gerais e o leste, o dia começa com uma maior cobertura de nuvens, mas ainda pela manhã o sol aparece. Nos demais setores do Estado, a estabilidade atmosférica segue predominando. 

Em Curitiba, apesar das mínimas previstas ficarem mais altas que na semana passada, as máximas ainda devem permancer abaixo dos 20°C. As marcas só voltam a subir mais a partir do fim de semana. Entre os dias 10 e a 13 de agosto as temperaturas se elevam e podem chegar até 30°C.

O tempo nos últimos dias de julho no estado do Paraná foi marcado pelo predomínio de uma intensa massa de ar frio e seco. Nesta onda de ar frio, período de 27 a 31 de julho, foram registradas temperaturas negativas em 36 municípios de todas as regiões paranaenses. Em vários municípios das Regiões Oeste, Sudoeste, Sul, Centro e Campos Gerais foram 3 dias seguidos com temperaturas negativas. Os menores valores ocorrem em Guarapuava e Ponta Grossa, -4,3 °C, Cascavel, -4,1 °C, Palmas -5,4 °C e General Carneiro (INMET), -7,3 °C. Em Curitiba a menor temperatura foi de -0,8 °C, 30 de julho de 2021, porém não houve quebra de recorde histórico, -2,6 °C em 17 de julho de 2000.