Franklin de Freitas

Duas manifestações de grupos opostos, mas com foco na Operação Lava Jato, devem ser realizadas neste domingo (7) em Curitiba e em diversas outras cidades do País. A data marca o período de um ano da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, movimentos populares e organizações políticas devem integrar a chamada Jornada Internacional Lula Livre. Neste caso, embora o ato deva ocorrer em outras cidades do Brasil e do mundo, Curitiba é o ponto central. O ex-presidente está detido na sede da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Candida, onde deve ocorrer a principal manifestação em apoio ao petista.

Para o mesmo dia, grupos de apoiadores da Lava Jato marcaram uma manifestação nacional pelo impeachment do ministro Gilmar Mendes e outras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Inicialmente, a mobilização foi convocada para pressionar o STF a decidir pela manutenção da prisão de condenados em segunda instância. Porém, o presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, suspendeu ontem o julgamento das ações que tratam do assunto. O julgamento, que estava marcado para o dia 10, agora não tem data para ser incluido na pauta do STF. Agora, a manifestação pró-Lava Jato irá pedir uma “limpeza no Supremo Tribunal Federal”. O ato ganhou o nome de “Vem Pra Rua salvar a Lava Jato”. O movimento afirma que mais de 45 cidades já tem manifestações marcadas para este domingo. Na justificativa da convocação, o grupo diz que o ato é “pela manutenção da prisão em segunda instância, pelo impeachment de Gilmar Mendes” e “contra a sabotagem na Lava Jato.”

Em Curitiba, o ato pró-Lula está marcado para ocorrer na Vigília Lula Livre, que é um terreno alugado ao lado da sede da PF onde são realizadas atividades em apoio ao ex-presidente. Em razão da expectativa de grande número de manifestantes, a Polícia Miliar deve estabelecer perímetros para manifestação no entorno da PF. O concentração deve começar a partir das 6h30 e ir até às 14 horas. O ato principal será ás 11 horas. No Brasil, movimentos de 17 capitais confirmaram agenda de mobilizações, além de 32 atividades em 15 países.

Já a manifestação pró-Lava Jato em Curitiba terá concentração na Boca Maldita, no Calçadão da Rua XV de Novembro, a partir das 15 horas.