Divulgação/Ricardo Marajó/SMCS – Feira em Curitiba

Curitiba vai ganhar duas novas feiras livres da Prefeitura até o fim de junho. Ainda em abril será inaugurada a Feira Noturna do Lindoia, às sextas-feiras, e, dentro de três meses, será aberta a Feira Noturna do Jardim das Américas, às quintas. Os dois pontos irão funcionar das 16h às 21h, com bancas e trailers de hortifrutigranjeiros, pescados, frios e comidinhas prontas para consumo.

Para ocupar as novas feiras e também vagas em outros seis pontos de Curitiba, a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) abriu um chamamento público para pessoas físicas e jurídicas interessadas em comercializar alimentos frescos e outros produtos em feiras da Prefeitura. O edital também vai credenciar interessados em ocupar futuras vagas que serão abertas em outras feiras da capital.

Atualmente, Curitiba conta com 89 feiras livres da Prefeitura, entre diurnas, noturnas, gastronômicas, orgânicas e Nossa Feira.

Não será possível indicar as feiras de interesse. A definição dos ocupantes das vagas seguirá regras previstas no edital.

Estão sendo abertas 40 vagas, dez para feirantes do novo ponto no Lindoia e nove para o Jardim das Américas. As demais são para a Feira Livre Santa Amélia, no Fazendinha (três vagas); Feira Livre do Boa Vista (duas vagas); Feira Livre do Bairro Alto (uma vaga); Feira Livre Vila São Pedro, no Xaxim (três vagas); Nossa Feira Campina do Siqueira (quatro vagas) e Feira Noturna do Sítio Cercado (oito vagas).

Há opções de bancas de hortifrútis, frios, pescados, biscoitos/balas e alimentos prontos para consumo como pastel e doces.

Serão considerados aptos para ocupar as vagas os interessados que apresentem certificado do curso de boas práticas de manipulação de alimentos e licença sanitária caso comercialize alimentos processados. Também serão exigidos outros documentos como certidões negativas de débitos com tributos municipais, estaduais e federais.

Devido à pandemia, as inscrições e o envio da documentação só podem ser feitos on-line para o Escritório de Processos do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Novas feiras
Segundo o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, a abertura de novas feiras e de mais vagas para os atuais pontos reforça o compromisso do prefeito Rafael Greca de garantir maior acesso à alimentação saudável para a população curitibana e também em manter a tradição de um dos ofícios mais antigos da humanidade. “Os feirantes acordam de madrugada para montar as barracas e organizar os alimentos com todo o carinho e ainda têm um sorriso no rosto, além do astral lá em cima, para oferecer aos clientes alimentos frescos e saudáveis, completa ele.

Com a inauguração das duas novas feiras, Curitiba contará com 91 pontos espalhados por toda a capital. A Feira Noturna do Lindoia, que será inaugurada até o fim de abril, irá funcionar às sextas na Avenida Wenceslau Braz, próximo ao número 2.750. Já a Feira Noturna do Jardim das Américas irá ocorrer toda quinta, na Praça Ryu Mizuno.