Curitiba vai ganhar a partir de dezembro uma unidade especializada em emergências psiquiátricas, que funcionará no local onde hoje funciona a UPA Pinheirinho.

A mudança começa a ocorrer a partir do dia 4 de novembro, quando a unidade será fechada para reforma e readequação do prédio. A reabertura, já com o novo atendimento, está prevista para o dia 1° de dezembro.

De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, a mudança tem como objetivo trazer mais eficiência aos serviços da rede, reforçando o atendimento numa área com demandas que exigem uma atuação mais especializada.

A nova unidade de emergência psiquiátrica funcionará como referência para as demais UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e também para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), cujos atendimentos poderão ser encaminhados à nova unidade, onde será feita a estabilização clínica dos pacientes.

É comum, por exemplo, um paciente com transtornos mentais apresentar quadro de surto. Quanto esse atendimento ocorre numa UPA tradicional, há impactos em todos os demais serviços prestados no espaço.

“Após a estabilização do quadro, o paciente poderá receber alta, acompanhada de vinculação dos serviços da rede de saúde mental para acompanhamento, ou poderá ser encaminhado para internamento em leito hospitalar, quando o caso assim exigir”, explica a secretária. “Curitiba precisa de uma unidade específica para estabilização de casos de emergência relacionados à saúde mental.”

A proposta de mudança foi submetida à Comissão de Saúde Mental, do Conselho Municipal de Saúde, e aprovada por unanimidade. “É uma medida importante e necessária”, avaliou Adilson Tremura, presidente do conselho que é responsável pelo controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).

Local
De acordo com Marcia Huçulak, a escolha do espaço se deve ao fato  de a UPA Pinheirinho ter registrado diminuição no volume de atendimentos, ao mesmo tempo em que foram abertas duas outras UPAs na capital, a do Tatuquara e da CIC – juntas, elas ampliaram em quase 26 mil atendimentos a capacidade mensal da rede curitibana. A UPA Fazendinha também é opção de atendimento para a região do Pinheirinho.