Reprodução/Sesa-PR

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba finalizou, na última sexta-feira (10/7), a testagem para Covid-19 de todos os idosos que residem nas 127 Instituições de Longa Permanência (ILPIs), antes chamadas de asilos. Do total de 2.237 idosos residentes nas instituições de Curitiba, 67 testaram positivo, ou seja, menos de 3%.

“A testagem é importante e faz parte do nosso monitoramento deste público, um dos mais vulneráveis para o novo coronavírus”, afirma a superintendente de Gestão em Saúde, Flávia Quadros. Dos idosos que testaram positivo para covid-19, nove precisaram de internamento e oito morreram.

Programa especial
Considerando que idosos apresentam um perfil mais suscetível para infecção pelo novo coronavírus, a SMS implantou o projeto “Curitiba Protege e Cuida dos Idosos durante a Pandemia”, com duas grandes frentes: uma voltada aos idosos acompanhados nos postos de saúde e outra aos moradores de Instituições de Longa Permanência.

Com isso, todas as ILPIs passaram a ser monitoradas para avaliação das condições de saúde dos moradores e implantação de fluxo para identificação, diagnóstico e isolamento de sintomáticos respiratórios – a testagem em todos as ILPIs, para residentes e trabalhadores, inclusive, faz parte deste monitoramento dentro do programa.

Dentro do projeto especial de atenção aos idosos, outras medidas foram tomadas também, como: monitoramento dos idosos da área de abrangência das unidades de saúde; elaboração de protocolos com orientações de atenção aos idosos; ampliação do prazo das prescrições de medicamentos de uso contínuo e entrega domiciliar; monitoramento por telefone com encaminhamentos como visita domiciliar, orientação, solicitação de exames ou consultas; atualização do protocolo da Vigilância Sanitária, com as medidas de proteção aos idosos; parceria com universidades para monitoramento, avaliação, orientação e cuidado dos idosos.

“O monitoramento diário das ILPIs identifica precocemente funcionários e moradores sintomáticos para o novo coronavírus. Com isso, realizamos a intervenção em tempo oportuno e a adoção de medidas que envolvem a testagem, o isolamento e as orientações para prevenir a disseminação do vírus nesses estabelecimentos”, explica Flávia.