Valdecir Galor/SMCS – Vacinação contra a febre amarela segue nas 110 unidades de saúde

Mias de 700 mil pessoas foram imunizadas contra a febre amarela em Curitiba nos últimos dez anos, o equivalente a cerca de 42% da população. Só neste ano, foram aplicadas de 1º de janeiro até o dia 22 de fevereiro, 167.656 doses da vacina. A imunização é mais um fator que contribui para que Curitiba siga sem a circulação do vírus.

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde confirmou um caso importado da doença em um morador da Capital. Trata-se de um homem de 69 anos, que contraiu a doença no lado paulista do Vale do Ribeira. Por isso a importância da vacinação, já que o vírus circula em muitas áreas do país.

A vacina da febre amarela é oferecida em 110 unidades de saúde de Curitiba, de segunda à sexta-feira. Além disso, algumas unidades vem abrindo aos sábados, de acordo com um cronograma pré-estabelecido, para oferecer a vacina. Esse cronograma será retomado após o Carnaval.

A vacinação de rotina da febre amarela é indicada para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade. A dose é única – quem já tomou uma vez não precisa tomar uma segunda dose.

Se a pessoa não tomou a vacina ou se não tem certeza, pode verificar se há registro na carteira vacinal fazendo um pré-cadastro no Aplicativo Saúde Já – disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS – ou procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e se imunizar.

Pessoas acima de 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando bebês menores de 6 meses precisam de prescrição médica para tomar a vacina.