Reprodução/SMCS

Uma tradicional cabine telefônica vermelha, The Beatles, William Shakespeare e Beatrix Portter serão referências da cultura britânica que estarão presentes no Memorial Inglês, dentro do Parque Gomm, no Batel.

As obras do memorial em homenagem a imigrantes ingleses no Paraná começam na próxima segunda-feira (28/10), no entorno da casa construída em 1913 para ser a moradia do industrial inglês Henry Gomm, de sua esposa, Isabel Withers Gomm, e família.

O elemento central do novo memorial será a cabine telefônica original, símbolo urbano da Inglaterra, doada a Curitiba pelo consulado-geral do Reino Unido em São Paulo.

Os muros que rodeiam o parque terão tijolo à vista, num tom escuro, lembrando a arquitetura inglesa. Intercalados, painéis mostrarão um pouco da história de famílias britânicas que se instalaram no Paraná e suas contribuições no estado e para a capital.

O projeto e a execução da obra do memorial são da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O projeto também envolve a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.

Ainda no muro, outros painéis farão referência à banda de rock britânica The Beatles e ao poeta e dramaturgo William Shakespeare, personalidades históricas do universo cultural inglês. A bandeira da Inglaterra também vai compor o local.

Os muros e os painéis serão intercalados com trechos de falsa vinha, trepadeira típica dos jardins ingleses. Bancos, iluminação e pista para circular dentro do Parque completam o projeto.

Jardim de Beatrix Potter para crianças

Um jardim inspirado nos contos do coelho Peter Rabbit, da escritora e ilustradora infantil Beatrix Potter, será criado dentro do memorial especialmente para as crianças.

O espaço lúdico terá quase 400 metros quadrados, com horta criativa, casinha do coelho, local para contação de histórias, arcos de flores e elementos decorativos como carrinho de mão, vasos, placas e outros objetos que lembram o universo de Beatrix Potter criam um ambiente especial.

Jardins de mel de abelhas nativas sem ferrão serão o toque brasileiro dentro desse espaço lúdico.