Portal/IPB-Instituto Princesa Benedikte

A princesa Benedikte da Dinamarca vai visitar Curitiba nos dias 22 e 23 de outubro. Os preparativos da viagem oficial da irmã mais nova da rainha Margrethe II foram discutidos, nesta quarta-feira (4/9), pelo prefeito Rafael Greca e o embaixador da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz.

“Estamos muitos felizes de receber a visita de sua alteza real. Será uma oportunidade de estreitar os laços com a Dinamarca”, afirmou o prefeito.

A programação da princesa Benedikte na capital vai incluir uma visita a um Farol do Saber e Inovação, onde ela irá conhecer o espaço maker onde estudantes de escolas municipais criam protótipos em impressoras 3D. “Vamos mostrar para sua alteza iniciativas de Curitiba em áreas como educação e cultura”, antecipou o prefeito. Ela também deverá participar de uma recepção oficial no Memorial de Curitiba.

O embaixador da Dinamarca antecipou ainda que a princesa Benedikte irá conhecer uma entidade apoiada pelo instituto que leva o seu nome. Desde 2010, o Instituto Princesa Benedikte adotou o Lar Dona Vera, de Santa Felicidade, que abriga crianças retiradas da guarda dos pais pela Justiça. Entre as recentes ações desenvolvidas em prol do lar, está a construção de um novo espaço físico para as crianças.

Troca de experiência
Greca reiterou ao embaixador o desejo do município de estreitar com a Dinamarca o intercâmbio cultural, o fortalecimento de parcerias empresariais e o compartilhamento de experiências de sucesso em áreas como governança, inovação e cidades inteligentes.

“Trocamos informações sobre a história, desenvolvimento e cultura. Cada vez mais, quero trabalhar para a expansão dos investimentos na cidade e estreitar laços que mantenham Curitiba na vanguarda”, disse o prefeito.

O embaixador Nicolai Prytz estava acompanhado de Lívia Dantas, oficial de comércio da Embaixada da Dinamarca; Nikolaj Fredsted, cônsul-geral da Dinamarca em São Paulo; e Pedro Luiz Fernandes, cônsul honorário da Dinamarca em Curitiba. O encontro também teve a presença do assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.