ranklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná)

Depois de 29 dias funcionando sob as regras da bandeira amarela, Curitiba volta para a situação de risco médio de alerta. A bandeira laranja entra em vigor hoje e vai valer até o dia 10 de março, segundo o Decreto 380/2021, publicado ontem.

Com o retorno à bandeira laranja, voltam também restrições ao funcionamento das atividades, com diversas atividades suspensas aos domingos, porém com flexibilização, como o horário para delivery de restaurantes e afins até as 22 horas aos domingos.

O aumento do número de casos de Covid-19 na cidade e a ocupação crescente dos leitos de UTI destinados aos pacientes vítimas do novo coronavírus estão entre os fatores que pesaram no cálculo da bandeira.

Os novos casos, que na semana passada eram, em média, 388 por dia, saltaram para 674 esta semana. A taxa de ocupação das UTIs do SUS saiu de 77% no dia 15/2 para 93% ontem.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também vem registrando um aumento na procura por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em fevereiro, as unidades estão atendendo, em média, 808 pacientes por dia com sintomas respiratórios. Em janeiro eram 789 por dia, em média.

Jovens

A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, em entrevista ao jornal Boa Noite Paraná, da RPC, na noite de ontem, chamou a atenção para o avanço de casos confirmados de internações entre jovens, o que não era visto com frequência até então. No começo da semana o governador Ratinho Jr também havia abordado o mesmo tema em reunião com governadores do Sul do País.

As regras contra covid-19 em vigor em Curitiba a partir de hoje

Atividades suspensas

  • Estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais, tais como casas de shows, circos, teatros, cinemas, museus e atividades correlatas.
  • Estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas em espaços fechados, tais como casas de festas, de eventos ou recepções, incluídas aquelas com serviços de buffet.
  • Estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feiras de varejo, eventos técnicos, congressos, convenções, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico.
  • Bares, casas noturnas e atividades correlatas.
  • Nos parques está permitida exclusivamente a prática de atividades individuais ao ar livre, com uso de máscaras, sem contato físico entre as pessoas e com distanciamento social.
  • Espaços de prática de atividades esportivas coletivas localizados em praças e demais bens públicos e privados, estendendo-se a vedação aos condomínios e áreas residenciais.
  • A circulação de pessoas, no período das 23 às 5 horas, em espaços e vias públicas, salvo em razão de atividades ou serviços essenciais e casos de urgência.
  • A comercialização e o consumo, em espaços de uso público ou coletivo, de bebidas alcoólicas no período das 23 horas às 5 horas, estendendo-se a vedação para quaisquer estabelecimentos comerciais, serviços de conveniência em postos de combustíveis, clubes sociais e desportivos e áreas comuns de condomínios.
  • Estão vedadas as concessões de licenças ou alvarás para a realização de eventos de massa, assim definidos na Resolução n.º 595, de 10 de novembro de 2017, da Secretaria da Saúde do Paraná.

Atividades com restrição de horário e/ou modalidade de atendimento

Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias e centros comerciais: das 9 às 22 horas, de segunda a sábado. Aos domingos está autorizado apenas o atendimento na modalidade delivery até as 22 horas.
Shopping centers: das 8 às 22 horas, de segunda a sábado, sendo autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery até as 22 horas.
Atividades de prestação de serviços não essenciais, tais como escritórios em geral, salões de beleza, barbearias, atividades de estética, academias de ginástica para práticas esportivas individuais, serviços de banho, tosa e estética de animais: de segunda a sábado até às 23 horas, com proibição de abertura aos domingos.
Restaurantes e lanchonetes: das 6 às 23 horas, de segunda a sábado, inclusive na modalidade de atendimento de buffets no sistema de autosserviço (selfservice). Aos domingos está autorizado apenas o atendimento na modalidade delivery e drivre-thru até às 22 horas, ficando vedada a retirada em balcão (take away).
Parques infantis e temáticos: das 6h às 22h, de segunda a sábado, sendo permitida apenas a utilização de equipamentos e brinquedos de uso individual, desde que realizada a assepsia após o uso por cada pessoa, ficando proibido o compartilhamento de brinquedos e demais objetos.
Panificadoras, padarias e confeitarias de rua: das 6 às 23 horas, de segunda a sábado, sendo autorizado aos domingos das 7 às 18 horas, ficando proibido o consumo no local.
Das 6 às 22 horas, de segunda a sábado, sendo autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery até às 22 horas para os seguintes estabelecimentos e atividades:
Comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, distribuidoras de bebidas, peixarias e açougues;
Mercados, supermercados e hipermercados;

  • Comércio de produtos e alimentos para animais;
  • Feiras livres e de artesanato;
  • Concessionárias de veículos em geral;
  • Lojas de material de construção;
  • Comércio ambulante de rua.

Nos serviços e atividades já mencionados deve ser observada a capacidade máxima de ocupação que garanta o distanciamento mínimo 1,5 metro entre as pessoas. Também é permitida a disponibilização de música ao vivo, ficando proibido o funcionamento de pista de dança.
Os serviços de comercialização de alimentos, localizados em shopping centers, galerias e centros comerciais, estão autorizados a operar aos domingos, por meio de delivery e drive-thru, ficando vedada a retirada em balcão (take away).

Matinhos decreta ‘lockdown’

Josianne Ritz

Diante do aumento de casos de Covid-19, a Prefeitura de Matinhos, no Litoral do Paraná, decidiu determinar um lockdown para o comércio não essencial de 14 dias a partir de hoje. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o decreto com a medida deveria ser publicado ainda ontem. Em pouco mais de um mês, o número de casos de coronavírus dobrou na cidade.

Em um ano de pandemia Matinhos registrou 894 casos e 27 óbitos. Desde o início de janeiro, em um mês e 23 dias, o número saltou para 1.554 casos confirmados e 36 óbitos.

A medida recebeu críticas da Associação Comercial de Matinhos (Acima), que teme mais prejuízo para economia local e demissões. “A medidas de lockdown já se mostraram inefecientes, porque é um pseudo lockdown, já que boa parte permanece aberta. Aqui no Litoral, a medida é ainda mais ineficiente, já que temos coirmãos, com Pontal do Paraná e Guaratuba, não adotarão, acertadamente, o lockdown”, afirmou Adriano Menine Ribeiro, presidente da Acima.

Ontem, trabalhadores e empresários do setor fizeram um protesto em frente à Prefeitura de Matinhos.

Sesa vai distruibuir vacina

A Secretaria de Estado da Saúde anuncia hoje como será feita a distribuição das novas doses de vacinas contra a Covid-19 para as 22 Regionais de Saúde. O Paraná recebeu ontem 102.500 doses da vacina da Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca e a Fiocruz, e deveriam chegar ainda na noite de ontem 64.800 doses da CovonaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Essas novas doses continuarão a ser aplicadas nos públicos prioritários, de acordo com o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que segue a mesma linha do PNI, ou seja, continuarão a ser imunizados profissionais da saúde que atuam na linha de frente e idosos com mais de 80 anos.

“Estamos satisfeitos por receber essa nova remessa, mas consideramos que precisamos receber mais doses. Temos conversado e solicitado incessantemente ao Ministério da Saúde a ampliação do número de doses enviadas para o Paraná para darmos vazão a uma imunidade entre os vários grupos estabelecidos para a vacinação”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Agora, o Paraná soma 641.400 doses recebidas do Ministério da Saúde desde o mês passado.

Boletins Covid-19

Dia 24/02

Curitiba
Novos casos 703
Mortes 15
Total
Casos 138.725
Mortes 2.867

Paraná
Novos casos 4.449
Mortes 65
Total
Casos 623.385
Mortes 11.271

Brasil
Novos casos 66.588
Mortes 1.428
Total
Casos 10.324.463
Mortes 249.957