Valquir Aureliano – Funcionários do Hospital Marcelo Champagnat homenageiam a enfermeira Valdirene dos Santos

Curitiba registrou neste domingo (26) a morte “mais comovente” por coronavírus desde o início da pandemia, em março. Trata-se da técnica de enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos, 40 anos. Ela foi o 16º óbito em decorrência do vírus na Capital, mas seu caso virou emblemático. Afinal, é a primeira profissional de saúde de Curitiba que morre no cumprimento do seu dever.

Valdirene estava internada há quase um mês na UTI do Hospital Onix, por causa do coronavírus, e trabalhou até o dia 27 de março. Ela desempenhava suas funções na UTI do Hospital Marcelino Champagnat e cuidou de um paciente acometido pelo vírus.

Outro fator que tornou a morte de Valdirene mais comovente ocorreu na noite deste domingo. Profissionais da área da saúde realizaram uma emocionante homenagem à enfermeira. A manifestação, inclusive, aconteceu em frente ao local onde Valdirene trabalhava. Profissionais da saúde pararam suas atividades momentaneamente e foram para as sacadas e janelas do hospital com lenços brancos. Nas ruas do entorno, veículos também carregavam bandeiras brancas. Houve uma longa salva de palmas em homenagem à trabalhadora, conforme se pode ver no vídeo abaixo.

Mais cedo, a prefeitura de Curitiba decretou luto oficial em respeito e lembrança à morte de Valdirene“Admirada e eficiente profissional de Saúde, atuava na UTI de três Hospitais. Ao decretar Luto Oficial também nosso pranto público pelos outros 15 Curitibanos que vieram a óbito vitimados pela atual pandemia. Nosso pedido a Deus Misericordioso – de todas as Religiões – que Os acolha na sua Paz. Possam os Anjos velar seu repouso com cânticos de glória. Por ser Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos a primeira Profissional de Saúde fique registrado tributo de gratidão a Todos que atuam à cabeceira dos doentes e nos Serviços de Saúde, velando pela Vida Humana. E nosso veemente apelo à população para que não relaxe no devido Isolamento Social com Responsabilidade. “+ De Profundis Clamavi ad Te, Domine: miserere nobis””, postou o prefeito Rafael Greca no Facebook.

Já a Associação Paranaense de Enfermagem (Apenf), por meio de sua presidente, disse que a morte da técnica de enfermagem é avassaladora. “Cada número para nós tem rosto, nome, família. Estamos na linha de frente no combate a um vírus que pouco sabemos a respeito”.

Em Curitiba, segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, são 509 casos do novo coronavírus desde o registro das primeiras ocorrências, no dia 11 de março. Há ainda outras 107 pessoas com suspeita da infecção e outros 1.148 casos descartados. Desde o primeiro caso confirmado na cidade, 152 pessoas precisaram de internamento devido a complicações causadas pela infecção pelo novo coronavírus, sendo 81 em UTI e 31 necessitando ventilação mecânica.