Franklin de Freitas – Quentão e pinhão para combater o frio em Curitiba: clima polar

O frio mais intenso deve chegar até a noite desta sexta-feira (5) a Curitiba, quando a previsão meteorológica prevê temperatura de 4ºC. Mas a manhã e a tarde devem ser frias mesmo assim, com oscilação entre 11 e 12 graus e sensação térmica possivelmente mais baixa. Ontem, o início da noite marcava 11,2ºC, e com sensação de apenas 9ºC. Amanhã a mínima deve bater em -1ºC e geada em todo o Paraná.

Para se prevenir deste clima polar, o curitibano já se prepara. Devidamente agasalhados, eles lotaram ontem as feiras de Inverno nas Praças Osório e Santos Andrade atrás de produtos típicos da época, como o quentão e o pinhão.

Esse clima mais gelado deve durar pelo menos até a próxima quarta-feira (10). No domingo (7) ainda há previsão de fortes geadas no Estado e na Grande Curitiba e na segunda e terça (8 e 9) as temperatureas mínimas seguem baixas. Temperaturas amenas devem voltar apenas na quinta (11).

Resgate
Em função das baixas temperaturas provocadas pela chegada de uma massa de ar polar, a Fundação de Ação Social (FAS) reforçou desde a terça-feira passada, os serviços de abordagem social e de acolhimento de pessoas em situação de rua em Curitiba. A medida faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe e tem o objetivo de proteger a população de rua do frio intenso.

Como acontece todos os anos, o reforço é feito todas as noites em que a temperatura for igual ou menor a 9ºC. Ou seja, deve durar enquanto as temperaturas permanecerem baixas. 

Ontem também o Iapar e o Simepar emitiram o primeiro alerta geada para a zona cafeeira do Estado. O alerta serve para os produtores se prevenirem do fenômeno.