Arquivo Bem Paraná

Pesquisa de intenção de compra para o Dia das Mães feita pelo Instituto Datacenso para a Associação Comercial do Paraná mostra que os comerciantes de Curitiba estão otimistas: 50% deles acreditam que venderão mais neste ano do que em 2018. Já entre os consumidores, a estimativa é de se gastar o mesmo do que no ano passado para 58% dos pesquisados. O gasto médio estimado para o Dia das Mães deste ano é de R$ 129,00. A estimativa é de que haja um crescimento real nas vendas para o Dia das Mães de 2%, já descontada a inflação dos últimos 12 meses, que foi de 4,58%.

Entre os consumidores, a maior parte pretende comprar roupas (36%) para presentear. Em seguida os presentes preferidos são: perfumes e cosméticos (31%); calçados (21%) e bolsas e acessórios (16%). Os locais onde pretendem comprar são os shopping centers (48%); lojas de rua (32%) e internet (20%).

Balanço da Páscoa – As vendas na Páscoa cresceram 1% em 2019 em Curitiba em relação a 2018 (aumento real, descontando a inflação nos últimos 12 meses que foi de 4,58%) e o consumidor gastou mais neste ano do que no ano passado. Estas são informações coletadas na . A coleta dos dados foi feita nos dias 22 e 23 de abril e ouviu 200 comerciantes e 329 consumidores, num total de 529 entrevistados. O gasto médio por consumidor foi de R$ 132,48, numa média de R$ 44,16 por ovo de chocolate adquirido. A maior parte (69%) dos comerciantes fez promoções.

Em relação aos consumidores, os gastos em 2019 foram maiores do que em 2018 para 37% deles. Gastaram menos do quem no ano passado 33% dos entrevistados e 30% deles gastaram o mesmo do que em 2018. Os gastos na Páscoa para 50% dos entrevistados foram em ovos de chocolate. O índice caiu um pouco em relação a 2018, quando os gastos com chocolates eram comuns a 55% dos consumidores. Os outros gastos na Páscoa foram em despesas extras no supermercado (38%) e em viagens, passeios e lazer, 7%. O local das compras foi preferencialmente o supermercado para 60% dos entrevistados (eram 64% em 2018); lojas de chocolate, 30% (era 32% em 2018); chocolates caseiros ou artesanais, 27% (eram 14% em 2018) e lojas de departamento, 17% (eram 19% em 2018).
Pesquisa Dia das Mães