Bruno Henrique de Mello

Dois óculos de realidade virtual foram doados pela comunidade para o Hospital Municipal do Idoso. A entrega dos aparelhos foi realizada nesta quinta-feira (23/4). Eles vão ajudar no tratamento de pacientes de longa permanência.

O prefeito em exercício Eduardo Pimentel e a secretária municipal da Saúde Márcia Huçulak acompanharam e agradeceram a doação dos óculos, entregues pelo gestor de Tecnologia da Informação Mauricio Pirotelli e pelo estudante João Marcos Nunes.

“Nós acreditamos na inovação defendida pelo prefeito Rafael Greca. E o hospital é um exemplo disso”, disse Pimentel, ao elogiar o enfermeiro Bruno Henrique de Mello, responsável por introduzir a realidade virtual como parte da terapia de reminiscências, que usa as boas lembranças para o bem-estar dos pacientes.

“Gostaria de agradecer à equipe desta unidade por combinar ideias inovadoras com ótimo atendimento e carinho aos pacientes”, afirmou a secretária. “A doação fortalece o nosso elo com a comunidade”, discursou o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes), que administra o hospital, Sezifredo Paz. A fundação é vinculada à Secretaria Municipal da Saúde.

Mauricio Pirotelli, que representou a filha, Marilis, na cerimônia de doação, contou que sua família se sente feliz por saber que os óculos vão auxiliar no tratamento dos pacientes para que eles tenham mais conforto durante a internação.

Depois da doação, os participantes da cerimônia foram a um dos quartos do hospital para a demonstração do uso dos óculos, acoplados a um telefone celular que roda os vídeos. Segundo o enfermeiro Bruno, a tecnologia ajuda a tornar o ambiente mais agradável e diminui o risco de delirium, quadro de confusão aguda comum em pacientes idosos de longa permanência.

A terapia de reminiscências é muito utilizada em pacientes com demência. Estudos indicam que o tratamento possibilita uma continuidade entre passado e presente ao permitir que o paciente reviva experiências agradáveis, como conquistas profissionais e viagens em família. Ao se concentrar nos bons momentos, a terapia ajuda a pessoa a valorizar os ganhos e a minimizar as perdas.

Depois da demonstração, o prefeito e a secretária assistiram à apresentação de dois violoncelistas, ambos voluntários do hospital, que visitam os pacientes a cada três semanas.

O Hospital Municipal do Idoso, no Pinheirinho, é pioneiro no país no atendimento a pacientes com mais de 60 anos e referência no Sistema Único de Saúde (SUS), com 98% de satisfação dos usuários. Em março, completou sete anos de funcionamento.