Franklin de Freitas

A cidade de Curitiba está registrando quedas consecutivas no isolamento social a cada semana. O isolamento é uma das formas de se combater a pandemia do novo coronavírus. Contudo, a cidade está relaxando, segundo números da In Loco – empresa de tecnologia que fornece inteligência a partir de dados de localização e que criou o Índice de Isolamento Social.

Na contabilização das últimas quatro semanas, a capital paranaense registrou quedas progressivas. No dia 23 de março, uma segunda-feira, a média da semana chegou a 35% da população curitibana em isolamento. O pico foi registrado no dia 22, um domingo, com 70,3% da população em isolamento. Isso marcou a semana em que as autoridades começaram a impor regras para controlar a pandemia da Covid-19.

Como fruto disso, a semana seguinte, de 24 a 30 de março, registrou uma média de 56,6% da população curitibana em isolamento. Índices acima de 50% são considerados satisfatórios pela In Loco.

Contudo, a partir daí, começou o relaxamento. Na semana seguinte (31 de março a 6 de abril), o índice médio da semana caiu para 51,8%. Uma semana depois (de 7 a 13 de abril), caiu para 49%. Na última segunda-feira (20), a média semanal chegou a 47%.

O cálculo semanal foi utilizado porque o isolamento do curitibano segue alguns ciclos. Em todas as semanas, os dias com maior índice são os domingos – e sempre acima de 60%. Os sábados registram altas no isolamento em relação às sextas-feiras. Outro ponto mais alto foi a Sexta-Feira Santa (10 de abril), que é feriado, com 56%. Desde então, apenas aos domingos o índice superou 50%. Em dias de semana, o último com isolamento acima de 50% foi 2 de abril, uma quinta-feira.