Viana Socorrista

A Prefeitura de Guaratuba lançou, nesta sexta-feira (20), o terceiro decreto com medidas para prevenção da disseminação do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. O Decreto nº 23.299 traz novas medidas para diminuir o fluxo de pessoas e possíveis aglomerações. Fica proibida, por exemplo,  a entrada de vans e ônibus e outros veículos de grande porte destinados ao turismo, bem como de seus ocupantes, provenientes de qualquer outro município do país ou do exterior. Os bloqueios serão feitos com equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Polícia Rodoviária Estadual nas duas entradas da PR-412: no Coroados e no acesso ao ferryboat, na Prainha. Apesar de todos os apelos de órgãos de Saúde e do próprio prefeito de Guaratuba, Roberto Jusus que, na última quarta (18), gravou um vídeo pedindo para que as pessoas não sigam para a cidade litorânea, o ferryboat, que liga Caiobá ao município, estava lotado na tarde desta sexta (20). Os números da concessionária Ecovia confirmam que o movimento foi normal na BR-277 em direção ao Litoral paranaense nesta sexta (20): foram 5200 carros no sentido Litoral, e 4300 sentido Curitiba até as 18 horas.  “As pessoas imaginam, talvez, que tem menos risco no Litoral. Mas, isso não é verdade. Diferente da alta temporada, não temos estrutura para receber turistas em grande número, seja na questão da coleta de lixo, segurança e principalmente saúde”, disse o prefeito.

Os embarques e desembarques na Ilha do Mel estão suspensos a partir deste sábado (21). A suspensão da visitação, que consta no decreto 4310/20, publicado nesta sexta-feira (20), busca controlar e evitar a proliferação do coronavírus no Estado. A medida permite o trânsito apenas de moradores ou em situações essenciais, como abastecimento ou socorro médico. A saída dos visitantes e turistas que se encontram na ilha será feita até a segunda-feira (23), com apoio da Abaline, a Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná. As prefeituras de Paranaguá e Pontal do Paraná também apoiam a medida. Casos excepcionais também poderão, eventualmente, permitir a entrada de pessoas no local. Essas situações serão definidas pelas autoridades sanitárias ou pelas secretárias de Estado da Saúde, da Segurança Pública e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, além da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

A Prefeitura de Matinhos, no litoral do Paraná, restringiu a entrada de pessoas na cidade. Além disso, um carro de som está circulando pela cidade pedindo para que as pessoas voltem para casa. O decreto restringindo a entrada na cidade, assinado pelo prefeito Ruy Hauer Reichert (PL), é de quinta-feira (19). De acordo com o documento, houve um aumento do número de pessoas – o que, como é destacado no decreto, – aumenta o risco da proliferação do novo coronavírus, sobrecarregando os serviços da saúde.

Outras medidas em Guaratuba
O novo decreto da prefeitura de Guaratuna determina ainda o fechamento de clubes, iates clubes, marinas e associações, academias de ginástica, escolas de natação ou hidroginástica, casas noturnas, baladas, boates e similares.  “Não podem ser realizados eventos e atividades em áreas comuns de prédios, playgrounds, salões de festas, piscinas e academias em condomínios. Também não podem ser realizados cursos, excursões, congressos presenciais de qualquer natureza, cultos, missas e atividades religiosas, independentemente do número de pessoas que se reúnam”.

Hotéis e pousadas não poderão receber novos hóspedes, as reservas feitas deverão ser canceladas, respeitadas apenas as hospedagens já em curso nesta data. As imobiliárias e corretoras só poderão fazer locações mensais, ficando proibida a locação diária, para feriados finais de semana e por curto período de tempo. A restrição também serve para os proprietários que alugam de modo direto ou por sites de internet (Booking, Airbnb ou similares).  Bares, restaurantes, lanchonetes, loungs e pubs terão de funcionar com apenas 30% de sua capacidade, desde que não excedam o número total de 50 pessoas. 

Fica autorizado o funcionamento dos demais estabelecimentos comerciais, como lojas atacadistas e varejistas, boutiques, supermercados, mercados, armazéns, frutarias, tabacarias, confeitarias, padarias, lojas de doces, lojas de chocolates, distribuidoras de bebidas, farmácias, drogarias, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, bancos e casas lotéricas, desde que sejam cumpridas rigorosamente as determinadas regras detalhadas no decreto.

Estabelecimentos de prestação de serviços em geral, incluindo os centros de estética, manicures, pedicures, salões de beleza, cabeleireiros e barbearias terão de fazer o atendimento com hora marcada e com restrição de capacidade, de modo que no mesmo lugar, no mesmo espaço de tempo o atendimento se restrinja no máximo a 50% da capacidade total de cada estabelecimento, entre outras medidas. O decreto prevê multas entre R$ 300,00 a R$ 5.000,00 para quem descumprir as medidas.  É obrigatório o isolamento domiciliar das pessoas com 70 anos ou mais, como forma de prevenção da Covid-19,  “haja vista ser a população mais vulnerável às complicações da doença, devendo contar com a proteção e o apoio da família, da sociedade e do poder público para manter-se isolado, sem perder o acesso à cidadania e à aquisição de bens e serviços, bem como ao atendimento em domicílio pelos serviços de saúde municipal”.

Recomenda-se que a população não vá ou permaneça nas praias de Guaratuba, nem mesmo para caminhada em seus calçadões ou fique em praças públicas, nem em confraternização em filas de espera de qualquer serviço público ou privado, devendo os cidadãos saírem às ruas apenas para as atividades inadiáveis e essenciais e ali permanecendo pelo tempo minimamente necessário.