Franklin de Freitas – “Projeto ensina a montagem de estopa de malha costuradas: retalhos se transformam em produtos”

Onze pessoas em situação de rua participam até sexta-feira, de um curso preparatório para a montagem de estopas de malha costuradas. O curso faz parte do projeto batizado de Ecotrapo, parte do programa Supera, que é uma unidade de inclusão pela geração de renda da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), instituição especializada na inclusão de pessoas em vulnerabilidade social por meio de iniciativas sociais. O objetivo do programa é capacitar as pessoas e oferecer a elas acesso a oficinas de produção de costura, estamparia e artesanato. O Ecotrapo é resultado de uma parceria com a ABBA Comunhão Cristã. 
Nas aulas, que iniciaram no dia 13 de agosto e vão até o dia 24 do mesmo mês, os alunos aprendem a fabricar estopa de malha costurada, um pano muito usado na limpeza em oficinas mecânicas, principalmente.
O foco do Ecotrapo são as pessoas que residem nas ruas de Curitiba. Atualmente, são 11 os inscritos, e se engana quem pensa que o curso, por incluir aulas de corte e costura, tem como público principal as mulheres. Dos onze alunos matriculados, apenas um é uma mulher. 
As estopas, restos de tecidos de algodão, são doados por empresas que trabalham com esse tipo de material. Geralmente, são retalhos, em tamanhos diferentes, que precisam ser organizados para, em seguida, serem costurados. Já os fios e agulhas são comprados pela instituição. A produção é vendida por quilo para empresas que utilizam estopas para limpeza e atividades em geral. 
Os alunos foram escolhidos por meio de uma triagem realizada pela ABBA. A igreja mantém no centro de Curitiba um projeto com moradores de rua e pessoas em vulnerabilidade social que necessitam serem reintegradas.  
De acordo com a assistente social da ABBA, Joana Serafim, um dos maiores problemas encontrados pelo projeto é colocar essas pessoas novamente na sociedade e encontrar um emprego, por isso, ela vê com bons olhos esta oportunidade. “Vislumbramos essa oportunidade dentro da Unilehu, e estamos animados e confiantes para que esse projeto prospere”, afirma.
Geração de renda
Segundo a presidente da Unilehu, Andrea Koppe, a instituição busca dar uma oportunidade para quem está buscando mudar de vida, reintegrar-se à sociedade e aprender um novo ofício. “Nossa principal causa é a inclusão. Essas pessoas são, de alguma forma, excluídas da sociedade e o nosso papel é promover novas oportunidades, ensinando uma função, fazendo com que elas gerem a sua própria renda”, declara, Andrea.
Para que o curso se torne uma oficina permanente dentro do Supera e gere renda para as pessoas em situação de rua que concluírem o curso, O Ecotrapo está buscando parceiros que adquiram a produção e apoiem este projeto que busca revitalizar a vida dessas pessoas. 

serviço
Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana

O que é: É uma organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer. A partir da sede em Curitiba, atua em todo território nacional, realizando ações sociais em prol de pessoas e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Como ajudar: Para manter o projeto EcoTrapo a Unilehu busca parcerias com as empresas para a compra da produção 
Endereço: Rua Professor Doraci Cesarino, 328, Portão
Facebook: /www.facebook.com/unilehu.curitiba
Site: http://unilehu.org.br/