Cido Marques/FCC

Instrumentos musicais construídos com materiais reaproveitados formarão uma pequena Orquestra de Câmara para circular de bicicleta pela cidade. É a minioficina de instrumentos reciclados e “biciclados”, uma das atividades da Oficina Verde, evento gratuito de sustentabilidade e meio ambiente da Oficina de Música de Curitiba, que começa na próxima semana.

Nesta edição, a Oficina Verde conta 600 vagas e 11 cursos de gastronomia natural, jardinagem, além de uma feira de trocas de roupas, cds e outros objetos; exposição de artesanato indígena e coleta de material recicláveis.

As inscrições para os cursos da Oficina Verde já estão abertas e devem ser feitas pelo site da (oficinademusica.curitiba.pr.gov.br).

Os cursos e atividades da Oficina Verde acontecerão no pátio da Capela Santa Maria e na Bicicletaria Curitibal, ambos espaços no Centro da cidade.

Um dia inteiro será dedicado às abelhas, com oficinas de risoto de pólen de abelha nativa, jardins de mel e pólen, degustação de produtos. Tem ainda técnicas culinárias com sementes germinadas, cultivo e uso de ervas medicinais e outros cursos.

Sinfonia de Bikethoven

Em três dias de minioficina “recicletando” serão construídos cerca de dez instrumentos diferentes. A oficina, ministrada pelo músico Leonardo Fuks, acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, na Bicicletaria Cultural, no Centro.

O músico é um dos criadores da Cyclophonica, orquestra de bicicletas, do Rio de Janeiro. “Nessa oficina, além da fabricação dos instrumentos análogos aos originais, vamos formar uma pequena orquestra para circular pela cidade executando um repertório erudito e popular”, fala Fuks.

A orquestra do recicletando vai integrar o passeio ciclístico da Oficina de Música, que acontecerá no domingo, 19 de janeiro, às 9h. No repertório está previsto uma suíte de temas do compositor homenageado, denominada “Sinfonia de Bikethoven”.

Confira os cursos da Oficina Verde no blog Barulho Curitiba