Levy Ferreira/SMCS

Moradores da CIC e do Tatuquara que estão em busca de emprego têm até sexta-feira (20/9) para se inscrever no Programa Mobiliza, da Fundação de Ação Social (FAS) – Emprego. São 18 vagas disponíveis para o Curso de Gastronomia Sustentável, promovido pela multinacional Electrolux. As aulas serão gratuitas.

A novidade desta turma, a sétima do projeto, é que as vagas serão preferencialmente para pessoas transsexuais e lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT). A ação faz parte do projeto Cidadania T, iniciativa da Assessoria de Políticas da Diversidade Sexual, que integra a Assessoria de Políticas de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba.

O assessor da Diversidade Sexual da Prefeitura, Allan Johan, afirma que esta é uma grande oportunidade de inclusão no mercado de trabalho.

“É preciso criar mais do que oportunidades de emprego, mas oportunidades de mudança e recomeço de vida. Pessoas que nunca tiveram uma chance devem ser incluídas na sociedade em uma cidade diversa”, afirmou Allan Johan.

Inscrições
Os interessados em participar do curso Gastronomia Sustentável devem procurar um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da CIC ou Tatuquara que fique mais próximo de sua casa e fazer a inscrição.

Quem for selecionado vai participar do Programa Mobiliza da FAS para se preparar antes do curso na Electrolux. As aulas do curso de Gastronomia Saudável serão feitas de 30 de setembro a 9 de dezembro na Planta CIC da Electrolux, na Rua Senador Accioly Filho, 1321.

O horário das aulas será das 14h às 17h e os assuntos abordados serão receitas, técnicas de cozinha, habilidades profissionais, higiene no trabalho, sustentabilidade e empreendedorismo.

Para participar do curso basta estar realmente interessado e ter responsabilidade com horário. Além disso, é importante que o participante não deixe de comparecer a nenhuma aula. Outro requisito é ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e estar desempregado. Serão 18 vagas disponíveis nas regiões do CIC e Tatuquara.

O projeto Gastronomia Sustentável faz parte de uma parceria global chamada Feed the Planet, composta pela WorldChefs (Associação Global de chefs), Aiesec (A maior organização de jovens no mundo) e a Electrolux, com apoio no Brasil do Instituto Stop the Hunger, da Sodexo, e a Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba.

Cidadania T
O projeto Cidadania T junto com outras organizações LGBT+, principalmente movimento de pessoas trans, promove a empregabilidade e capacitação profissional para essa população em Curitiba e região.