Boa pedida

Cursos na área da beleza crescem para acompanhar a demanda do mercado

(Foto: FreepiK)

A indústria brasileira da beleza e estética cresceu 567% nos últimos cinco anos. Os dados vêm de um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e foram coletados entre 2013 e 2018. Além do aumento no número de procedimentos, o aumento na procura reflete diretamente em novas oportunidades para os profissionais que atuam ou querem ingressar nesse mercado e recorrem aos cursos profissionalizantes para ganhar conhecimento.

Investir nessa área é segurança em empregabilidade no futuro, de acordo com a pesquisa da Abihpec. No período analisado, o número de profissionais do segmento cresceu de 72 mil para mais de 480 mil no Brasil. Patrícia Fraga é fundadora do curso Micropigmentador de Sucesso, fundado em 2013 e pioneiro no ensino a distância com alunos em mais de 20 países, ela afirma que a cada ano e, principalmente em períodos de crise – como é o caso da pandemia de Covid-19 –, há um incremento significativo de profissionais ingressando na área da beleza. “Nos cursos de micropigmentação, por exemplo, recebo desde pessoas que nunca tiveram contato com o segmento como profissionais que já atuam nesse mercado e querem expandir seus conhecimentos e oferecer novos produtos e serviços”, comenta.

Aposta Certa

Os números da pesquisa feita pela Abihpec também apontam que esse é o segmento que mais avança no Brasil. De acordo com o estudo, um dos motivos para essa demanda se deve ao envelhecimento da população e ao aquecimento da economia.

O aumento da população idosa é uma previsão estatística: entre 1940 e 2016, a expectativa de vida do brasileiro foi ampliada em 30,3 anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje são 19,2 milhões de pessoas com 65 anos ou mais no país. Em 2060, esse número deve chegar a 58,2 milhões – 25,5% da população.

“Devido às novas configurações no mercado de trabalho, as pessoas querem mudar de profissão, querem começar algo novo. Nos meus cursos, recebo mães que deixaram a carreira para se dedicar à maternidade e querem retornar ao mercado de trabalho, mulheres que se separaram recentemente e precisam encontrar uma fonte de renda e, principalmente, jovens que percebem o grande potencial desse mercado” comenta a professora.

Além de docente, Patrícia é proprietária do espaço de beleza, Fine Life Beauty Center, que oferece serviços de manicure, micropigmentação e o programa Afine-se, focado no emagrecimento integrativo. “A busca pela saúde e pelo bem-estar envolve os cuidados físicos, mas também psicológicos e emocionais. Quando alguma dessas partes não vai bem, o corpo sente”, analisa.

O setor está em expansão há anos, uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2016 já apontava que a mortalidade das empresas de beleza e estética representavam somente 3,7%. Em outros setores tradicionais, chegava a 24,9% de possibilidade de falência. Estatisticamente é um dos ramos mais seguros para se investir no Brasil.

Micropigmentador de Sucesso
Criado em 2013, o Micropigmentador de Sucesso é pioneiro no ensino de micropigmentação a distância/online no Brasil. À frente do curso está a empresária Patrícia Fraga, ganhadora de prêmios nas áreas de estética e inovação como Estética Business Awards como Inovação Tecnológica e Case de Sucesso 2019. Patrícia também é conhecida por revolucionar o aprendizado da micropigmentação e tem alunos em mais de 20 países.

Serviço

Endereço: Avenida Visconde de Guarapuava, 2764 – 7 ANDAR – Sala 707
Contato: (41) 99153-2922
Instagram: @patriciafragab @finelifebeautycenter

Assuntos