Contabilidade Fácil

Custeio Baseado em Atividades – ABC (Activity Based Costing)

As empresas que transferem o ônus de suas ineficiências na identificação, classificação e tratamento de custos para seus clientes por meio de altos preços, perdem em cenários competitivos. Custos altos quando o preço que o mercado está disposto a pagar resulta em pouca ou nenhuma margem de lucro. O gerenciamento de custos tem por característica a identificação, controle e eliminação dos desperdícios.

No final dos anos 80 surgiu o método de custeio denominado Custeio Baseado em Atividades – ABC (Activity Based Costing), com o objetivo de rastrear todos os fatores que afetam o custo e o desempenho da empresa.

O método ABC de custeio é considerado uma ferramenta gerencial. O tratamento dado aos custos diretos é idêntico na contabilidade de custos tradicional e no ABC, os custos indiretos, porém, recebem tratamento completamente diferente. Além disso, na contabilidade de custos tradicional, apenas os custos de fabricação são alocados aos produtos, enquanto que no custeio baseado em atividades as despesas de venda, gerais e administrativas, são facilmente identificados com os produtos ou serviços, possibilitando determinar a rentabilidade individual destes.

As etapas para calcular o custo de produtos ou serviços com base nas atividades são os seguintes:

  1. Análise das atividades – A análise de atividades consiste na decomposição de uma organização em atividades elementares, fáceis de entender e administrar. Uma atividade é uma combinação de pessoas, tecnologia, materiais, métodos e ambiente para gerar determinado produto ou serviço.
  2. Análise do ciclo de vida - O ciclo de vida tem início na necessidade do consumidor, estendendo-se pelo planejamento, pesquisa, projeto, desenvolvimento, produção, avaliação, uso, suporte logístico, retirada de circulação e disposição final.
  3. Determinação do custo das atividades - O custo da atividade é obtido pelo rastreamento do custo de todos os recursos importantes para realizar uma atividade.
  4. Identificação das medidas de desempenho - As medidas de desempenho são as estatísticas financeiras e operacionais utilizadas para medir o desempenho de uma empresa.
  5. Determinação do custo dos processos de negócio - A análise de processos do negócio identifica a interdependência entre as atividades, controlando o evento inicial, é possível minimizar ou reduzir custos de todos os eventos subsequentes.
  6. Cálculo do custo do produto - A execução de uma atividade consome recursos, os produtos ou serviços consomem atividades. O custo do produto é obtido por meio da determinação das atividades consumidas para a consecução do produto ou serviço.

 

O Custeio Baseado em Atividades proporciona informações para o gerenciamento de custos e a tomada de algumas decisões estratégicas como: eliminação ou redução de custos de atividades que não agregam valor; alteração no mix de produtos; alterações nos processos; alterações na formação de preços; redesenho de produtos; eliminação de desperdícios.

 

Ester Marlene Kurtz é Mestre em Contabilidade pela UFPR, professora na Faculdade Estácio Curitiba.

E-mail:ester.kurtz@estacio.br