Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu, da prisão em Curitiba, uma carta aos cubanos, publicada neste sábado no jornal Juventud Rebelde e reproduzida pelo Gramna. No texto, o petista agradece aos médicos de Cuba pelo trabalho realizado no Brasil e lamenta a saída dos profissionais do programa Mais Médicos, em novembro, por conta de celarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, que afirmou querer alterar as regras do programa (na avaliação do governo cubano, as declarações foram "ameaçadoras e depreciativas"). 

Segundo Lula, "é muito bom ver como uma ilha latino-americana exporta médicos para todo o mundo", aproveitando ainda para dar uma cutucada em superpotências, especialmente os Estados Unidos. "Muito melhor do que países ricos, que exportam soldados, lançam bombas em comunidades pobres. Cuba, por sua vez, exporta vida, amor e saúde", escreveu. 

O governo Bolsonaro, por sua vez, foi criticado por Lula, que afirmou lamentar que "o preconceito do novo governo contra os cubanos tenha sido mais importante que a saúde dos brasileiros que moram em comunidades mais distantes e carentes". Contudo, destacou que "os laços de fraternidade existentes entre os povos são mais fortes que o ódio irracional de alguns representantes da elite".

Confira no site do jornal Juventud Rebelde a carta de Lula, na íntegra