Sem sessões na Assembleia Legislativa, os deputados poderão mergulhar de cabeça na campanha eleitoral a partir de hoje. A maioria dos parlamentares já está em suas bases tentando convencer o eleitorado de que fez jus a sua permanência no Legislativo. Além de defender os próprios interesses, os deputados devem correr ainda atrás de votos para os candidatos majoritários. No caso de não serem reeleitos, é sempre bom ter um aliado no comando do governo para garantir aquele carguinho. As sessões da Assembleia foram interrompidas na última quarta-feira.

Do lixo
Os vereadores da Comissão do Lixo vão realizar uma visita ao Aterro da Caximba na próxima quarta-feira, às 9 horas. O objetivo é vistoriar o trabalho de desativação da área, que vai parar de receber os resíduos de Curitiba e região metropolitana já no mês de novembro. A visita foi agendada com representantes do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Os vereadores devem verificar o processo de recomposição do aterro, imposta pela Justiça para que fosse possível a prorrogação da desativação para novembro deste ano.

Largada
A semana promete ser de muita expectativa nas hostes dos dois principais candidatos ao governo do Estado. É que dois institutos de renome nacional, Datafolha e Vox Populi, preparam uma rodada de pesquisas sobre a disputa eleitoral no Paraná. Será a primeira desde a oficialização dos candidatos e a confirmação da polarização entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT). O Vox Populi pretende ouvir 800 eleitores, entre o último sábado e a próxima terça-feira. O resultado deve ser divulgado no próximo final de semana pela TV Bandeirantes. Já o Datafolha programou 1.200 entrevistas, sendo 400 na Capital,  entre os próximos dias 20 e 23.

Correlação
Especialistas em pesquisas apontam que essa rodada pode ser decisiva para os rumos da campanha eleitoral deste ano. Dependendo dos números, os candidatos podem conquistar ou perder apoio entre lideranças políticas que aguardam sinais sobre a quantas anda o humor do eleitorado para decidir de que lado ficar. Os últimos levantamentos disponíveis são anteriores à definição dos candidatos e coligações. E ainda contavam com a presença do governador Orlando Pessuti (PMDB) na lista dos concorrentes ao governo. Pessuti desistiu em favor de Osmar, e ainda não se sabe qual o impacto dessa decisão na correlação de forças entre o pedetista e o candidato tucano.

Favorável
O Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável ao deferimento do registro de candidatura de Osmar Dias ao governo do Estado. Quanto ao pedido de registro de candidatura do candidato ao governo pelo PSDB, Beto Richa, o parecer foi pelo requerimento de diligências para esclarecimento de algumas pendências na documentação apresentada à Justiça Eleitoral.

Juntos mas separados
Richa e Osmar Dias têm o mesmo compromisso de campanha hoje. O tucano e o pedetista participam, no Hotel Radisson (Praça do Japão) de um debate com 500 produtores rurais de todo o Estado sobre o Plano Diretor para o Agronegócio do Paraná. O evento é organizado pela a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP). Os adversários porém não se encontrarão, já que Beto se apresenta às 9 horas e Osmar às 14 horas. Ambos, após suas palestras, serão questionados pelos produtores. Segundo o TRE, mais de 70% do eleitorado paranaense está no interior.

As contas
Termina nesta segunda-feira o prazo para os partidos políticos registrarem seus comitês financeiros, cuja finalidade é arrecadar recursos e aplicá-los nas campanhas eleitorais. O registro desses comitês deve ocorrer, até cinco dias após a sua constituição, perante o Tribunal Eleitoral responsável pelo registro dos candidatos. Já a criação dos comitês financeiros, pelos partidos, em até 10 dias úteis após a escolha de seus candidatos em convenção. As agremiações partidárias podem optar pela criação de um único comitê que compreenda todas as eleições de determinada circunscrição ou um comitê para cada eleição em que o partido apresente candidato próprio. Neste último caso, poderão ser criados: comitê financeiro nacional para presidente da República, bem como comitês financeiros estaduais ou distritais para governador, senador, deputado federal, estadual ou distrital.

Surpresa
Apesar da ansiedade dos meios políticos, a campanha eleitoral ainda não chegou às ruas. A imensa maioria da população segue alheia a disputa. A previsão é de que o eleitor só vai mesmo acordar para a eleição a partir do início da propaganda no rádio e na televisão, a partir do próximo dia 17. Em especial das inserções de 30 segundos, que ao contrário dos programas de maior duração, pegam o espectador de surpresa, sem dar tempo dele desligar ou mudar de canal.

Atribuições
Conforme a Lei 9504/97, são atribuições do comitê financeiro: arrecadar e aplicar recursos de campanha; fornecer aos candidatos orientação sobre os procedimentos de arrecadação e de aplicação de recursos e sobre as respectivas prestações de contas; encaminhar à Justiça Eleitoral as prestações de contas de candidatos às eleições majoritárias, inclusive as de vices e de suplentes; encaminhar à Justiça Eleitoral a prestação de contas dos candidatos às eleições proporcionais, caso estes não o façam diretamente.

Em alta
O mercado de ACADEMIAS DE GINÁSTICA está em expansão no Brasil com a melhoria das condições de renda das pessoas situadas nas classes C e D. De acordo com dados da Rio Sports Show, principal feira do segmento de fitness, de um ano para cá, o número de academias de todos os portes no Brasil cresceu em torno de 25%, incluindo segmentos como dança e luta.

Em baixa
Mais de 90% das LAN HOUSES do país estão na informalidade, segundo estimativa da organização não governamental (ONG) Comitê para Democratização da Informática. Na avaliação da entidade, a informalidade é resultado de falta de informação.