SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Exibida na Globo entre novembro de 2005 e março de 2006, a novela “Belíssima”, escrita por Silvio de Abreu, volta ao ar no Vale a Pena Ver de Novo a partir do dia 4 de junho.

Com isso, o público que vinha acompanhando a trama de “Celebridade”, durante as tardes, terá que se habituar a uma verdadeira inversão de papéis. Isso porque em “Belíssima”, ambientada em São Paulo, a mocinha da história, a ex-moradora da rua Vitória, é interpretada pela atriz Cláudia Abreu, atualmente no ar em “Celebridade” como a vilã sem escrúpulos Laura. 

Cheia de reviravoltas, a novela também trará outros personagens que fizeram sucesso na época, como a vilã Bia Falcão, interpretada por Fernanda Montenegro, que interpreta a poderosa matriarca da família dona da marca de lingeries Belíssima. Cruel e arrogante, seu papel é fazer da vida de Vitória e de seus próprios netos Pedro (Henri Castelli) e Júlia (Glória Pires) um inferno.

O elenco ainda conta com nomes como Lima Duarte, Tony Ramos e uma jovem Marina Ruy Barbosa em um de seus primeiros papéis, além de outros que se tornariam estrelas do canal ao longo dos anos, como Paolla Oliveira e Cauã Reymond.

Relembre abaixo alguns personagens da trama: 

BIA FALCÃO (Fernanda Montenegro) – Matriarca da família Assunção, criou os netos Júlia (Gloria Pires) e Pedro (Henri Castelli) após a morte prematura de sua filha, Stella, fundadora da Belíssima. Sua elegância e firmeza nos negócios permitiram que administrasse a empresa até que Júlia estivesse pronta para assumir a presidência. Bia educou os netos para serem modelos de beleza e sucesso na sociedade, porém nunca soube dosar sua intolerância. Opôs-se à união de Pedro com a ex-menina de rua Vitória (Cláudia Abreu) e, por isso, viu seu neto se afastar, indo morar na Grécia. Também interfere diretamente no romance de Júlia e André (Marcello Antony), em função de diferenças sociais. É uma mulher de brio, que não aceita ser contrariada. Irascível e impaciente, principalmente quando não é obedecida cegamente por todos ao seu redor. No passado, foi apaixonada por um homem pobre, Murat (Lima Duarte), que preferiu continuar com sua esposa, Katina (Irene Ravache), a se render aos milhões da empresária. Grávida, deu à luz uma criança e a abandonou, dizendo que nasceu morta. Bia nunca conseguiu superar a rejeição de Murat, o que explica muitas de suas atitudes atrozes.

JÚLIA ASSUNÇÃO (Gloria Pires) – Neta de Bia Assunção e irmã de Pedro (Henri Castelli). Nunca conseguiu superar a beleza mítica de sua falecida mãe, Stella, e sofre com a cobrança da avó para que tenha uma postura diferente em relação à sua aparência e a suas atitudes. Introspectiva, séria e discreta, é a presidente e dona do Grupo Assunção, que inclui a marca de lingeries Belíssima e a academia Physical. É mãe de Érica (Letícia Birkheuer), fruto de seu único e malsucedido casamento, com o italiano Cyro Laurenza (Nicola Siri). Encontra o amor ao lado de André (Marcello Antony), um envolvente e belo operário de sua fábrica, e enfrenta Bia em nome desse amor, para se libertar da opressão. Também se envolve com o grego Nikos (Tony Ramos), que se apaixona perdidamente por ela.

VITÓRIA ROCHA ASSUNÇÃO (Cláudia Abreu) – Mãe de Sabina (Marina Ruy Barbosa) e mulher de Pedro (Henri Castelli), com quem administra um restaurante na Grécia. Excelente e criativa administradora, embora não possua o menor talento na cozinha. Sua única família, antes de conhecer Pedro, era o irmão caçula Tadeu (Thiago Martins), com quem morava na rua, sobrevivendo da venda de doces nos sinais de trânsito. Alegre, bonita e batalhadora, seu maior orgulho é a família que construiu com o amor de sua vida, Pedro. Antes de conhecê-lo, teve um namorado que ainda pensa nela, Pascoal (Reynaldo Gianecchini). Após a morte de Pedro, volta ao Brasil com a filha, e sofre com as armações de Bia Falcão , que nunca aprovou o casamento do neto com uma menina de rua. Envolve-se novamente com Pascoal e, depois, com Gilberto (Marcos Palmeira). No final da novela, revela-se que ela é a criança abandonada por Bia, fruto de uma relação da empresária com Murat.

PEDRO ASSUNÇÃO (Henri Castelli) – Neto de Bia Falcão  e irmão mais novo de Júlia (Gloria Pires). Não conheceu a mãe, Stella, mas nunca permitiu que Bia controlasse os rumos de sua vida. Como a avó era contra seu relacionamento com Vitória (Cláudia Abreu) porque a jovem era pobre, mudou-se para a Grécia. Rebelde e aventureiro, trocou a agitada vida em São Paulo pela calmaria da vida na ilha, em companhia da mulher e da filha dos dois, Sabina (Marina Ruy Barbosa). Lá administra um bar e pratica seu hobby favorito: a culinária.

ÉRICA ASSUNÇÃO (Letícia Birkheuer) – Filha de Júlia e Cyro Laurenza (Nicola Siri). Tem uma personalidade muito parecida com a da bisavó, Bia. Mora em Londres sozinha, enquanto investe na carreira de modelo. Bonita e elegante, espelha-se na imagem mítica de sua avó Stella. Quando volta ao Brasil, envolve-se com André (Marcello Antony) e, depois, com Alberto (Alexandre Borges). Rival de Giovana (Paolla Oliveira), filha de Alberto, no mundo da moda.

ORNELA SABATINI (Vera Holtz) – Irmã mais velha de Alberto e melhor amiga de Bia Falcão. Típica socialite paulista, sempre preocupada com os tratamentos de beleza mais avançados. Frequenta assiduamente a Physical , onde cuida da forma e aproveita para conhecer rapazes. Como não gosta de se envolver emocionalmente, opta por relacionamentos superficiais com homens mais novos. Envolve-se com Mateus (Cauã Reymond).

ALBERTO SABATINI (Alexandre Borges) – Irmão de Ornela, diretor de promoções da Belíssima. Casou-se duas vezes com Safira (Claudia Raia), com quem teve a filha Giovana (Paolla Oliveira). Sua infidelidade nos casamentos com Safira resultou no duplo divórcio. Também é pai de Toninho (Thomas Veloso), fruto de seu envolvimento extraconjugal com a empregada do casal, Valdete (Leona Cavalli). Apesar de sua contrariedade, foi obrigado pela Justiça a reconhecer o filho e a pagar pensão à oportunista, que lhe deu um golpe certeiro. Por causa de uma fatalidade, conhece Mônica (Camila Pitanga), amiga de Valdete que cria Toninho, e com quem acaba se envolvendo. Ao longo da novela, também tem um caso com Rebeca (Carolina Ferraz) e, depois, com Érica (Letícia Birkheuer).

ANDRÉ SANTANA (Marcello Antony) – Operário da linha de produção da fábrica Belíssima. Trabalhador, sonha ter uma vida estável e tranquila, mas a sorte não o ajuda. Depois de tentar uma carreira no mercado financeiro do Rio de Janeiro, volta para São Paulo sem um tostão para começar do zero novamente. Graças ao apoio de Cemil (Leopoldo Pacheco), consegue um emprego na fábrica. André se destaca entre os funcionários por ter mais cultura e fineza, graças à formação universitária e à experiência em outros setores do mercado. Envolve-se com Júlia Assunção, aparentemente sem saber que ela é a presidente da Belíssima. Os dois vivem um grande amor que dá forças a Júlia para enfrentar sua avó, Bia. No decorrer da novela, descobre-se que André foi contratado por Bia para seduzir sua neta e roubar seu patrimônio. Mas ele se apaixona de verdade por Júlia. A certa altura, porém, tem um caso com a filha dela, Érika (Letícia Birkheuer). Andre é filho de Aquilino (Serafim Gonzalez), e irmão por parte de pai de Mônica.

VALDETE PEREIRA (Leona Cavalli) – Garçonete do bar em frente à fábrica Belíssima. Envolve-se num rápido e intenso caso com André (Marcello Antony). Ao descobrir que ele não quer mais sair com ela porque tem um novo amor, faz tudo para acabar com esse romance. Golpista e interesseira, tem um filho, Toninho, com o ex-patrão Alberto Sabatini. Como seu único objetivo ao ter um filho era arrumar uma boa pensão, não se interessa pelo menino. A criança vive com uma amiga sua, Mônica, que cria Toninho como se fosse seu próprio filho. Desaparece ao longo da história. Tempos depois, descobre-se que está morta.

TADEU ROCHA ASSUNÇÃO (Thiago Martins) – Irmão de Vitória (Cláudia Abreu), criado por ela desde que os pais os abandonaram. Ainda pequeno, mudou-se com a irmã para a Grécia, ajudando a servir as mesas. Tímido e sensível, passa a maior parte do tempo lendo livros, e não se mistura muito com os garotos da sua idade. Para estimular uma mudança em sua vida, Nikos e Pedro (Henri Castelli) decidem apresentá-lo a Taís (Maria Flor). Do encontro nasce uma forte ligação.

NIKOS PETRAKIS (Tony Ramos) – Amigo de Pedro (Henri Castelli) e Vitória (Cláudia Abreu), o primeiro grego a se aproximar da família brasileira quando da sua chegada à ilha. Ajuda no restaurante, mas seu comportamento boêmio impede que sua presença seja constante. Faz de tudo um pouco para sobreviver. Não abandona o jeito de filósofo e está sempre em busca da beleza e do sentido do mundo. Tem uma grande mágoa: no passado, sua namorada Katina, ainda grávida, apaixonou-se por um turco, Murat, com quem fugiu para o Brasil. Com a esperança de um dia encontrar o filho, Nikos decidiu aprender português, o que facilitou sua aproximação com a família de Pedro. Apaixona-se por Júlia. Após a morte de Pedro, vai para o Brasil com Vitória, Tadeu e a afilhada Sabina (Marina Ruy Barbosa), ficando mais próximo de sua amada. A disputa entre Nikos, Katina e Murat  pelo carinho do filho Cemil (Leopoldo Pacheco) rende muitas emoções.

TAÍS JUNQUEIRA (Maria Flor) – Brasileira, vítima do tráfico internacional de mulheres. Só descobriu que caiu numa cilada quando chegou na Grécia e teve seu passaporte apreendido por homens que a aprisionaram numa boate. Sonhava ser bailarina e ter uma vida decente quando aceitou a oferta de emprego, anunciada num jornal. Conheceu Nikos enquanto trabalhava na boate da ilha. Torna-se amiga de Tadeu (Thiago Martins) e conquista a simpatia de sua família, que se sensibiliza com sua história. Mais tarde na trama, de volta ao Brasil, apaixona-se por Narciso (Vladimir Brichta), com quem se envolve. 

KATINA GÜNEY (Irene Ravache) – Grega de nascimento, fugiu para o Brasil para viver com o turco Murat. É uma dedicada dona de casa e matriarca de uma grande família, porém se ressente de nunca ter revelado seu único segredo: Murat não é o verdadeiro pai de seu primogênito, Cemil (Leopoldo Pacheco). Ao fugir da Grécia, Katina estava grávida de seu antigo namorado, Nikos. O maior medo de Katina é que Nikos descubra o paradeiro do filho e revele a verdade para ele e sua família. Katina é mãe de Cemil, Safira (Claudia Raia) e Narciso (Vladimir Brichta).

MURAT GÜNEY (Lima Duarte) – Turco, marido de Katina, que conheceu quando seu navio atracou em território grego. Pai de Cemil (Leopoldo Pacheco), Safira e Narciso (Vladimir Brichta). Comerciante aposentado, sempre simpático e amigo, comanda uma família formada por filhos e netos que moram com ele em seu casarão. Seu xodó é o gato Mustafá, que vive se escondendo na borracharia de Pascoal (Reynaldo Gianecchini), causando muita confusão entre a família e o borracheiro. O jogo e as apostas são seu ponto fraco, que ele sempre tenta esconder da mulher – muitas vezes, sem sucesso. Murat não sabe que não é o verdadeiro pai de Cemil, mas também guarda um segredo: um envolvimento amoroso com Bia Falcão, que resultou em uma gravidez. Acha, todavia, que a criança nasceu morta.

CEMIL GÜNEY (Leopoldo Pacheco) – Filho de Katina e Nikos, acredita que seu pai é Murat. Foi abandonado pela mulher, que o deixou com um casal de filhos adolescentes, Mateus (Cauã Reymond) e Soraya (Enrica Duncan). Chefe dos operários da fábrica Belíssima, esconde uma paixão por Júlia, mas não se acha à altura dela. Quando conhece Mônica, apaixona-se por ela.

SAFIRA GÜNEY (Claudia Raia) – Filha de Katina e Murat. Extrovertida, mandona e engraçada, quando a novela começa está no quinto casamento: primeiro casou com Alberto, um italiano; depois com um português; mais tarde com o judeu Freddy (Guilherme Weber); logo após, com o mesmo italiano; e, por último, com um japonês. Cada um dos seus três filhos, Giovana (Paolla Oliveira), Maria João (Bianca Comparato) e Isaac (Vitor Morosini), é de um pai diferente. No início da trama está casada com o japonês Takai (Carlos Takeshi), que mora com seus dois filhos crescidos, Suzi (Juliana Kametani) e Ernesto (Eduardo Hashimoto). Os almoços no casarão dos Güney parecem a Liga das Nações. Safira faz tudo para expulsar da vila o borracheiro Pascoal (Reynaldo Gianecchini), alegando que sua presença pode ser um risco para a moral e os bons costumes do local, já que as filhas dos moradores se derretem pelo rapaz. Mas ela própria sente enorme atração por ele. Os dois se envolvem ao longo da trama, depois que Safira se separa de Takai.

NARCISO GÜNEY (Vladimir Brichta) – Filho mais novo de Katina e Murat. Malandro, mulherengo e mimado pela mãe, que faz tudo pelo caçula. É professor na academia de ginástica Physical. Consegue fazer um trabalho de modelo, mas sua atenção está voltada para as belas mulheres do mundo da moda, e não propriamente para a carreira. Envolve-se com Taís (Maria Flor).

MATEUS GÜNEY (Cauã Reymond) – Filho de Cemil (Leopoldo Pacheco), irmão de Soraya (Enrica Duncan). Vê no tio Narciso (Vladimir Brichta) um exemplo a ser seguido e, por isso, vive rodeado de garotas. Para ganhar um dinheiro extra às escondidas do pai, vende sua beleza relacionando-se com mulheres mais velhas – entre suas clientes frequentes está Ornela. Apesar disso, não desiste de conquistar a prima Giovana (Paolla Oliveira).

GIOVANA GÜNEY SABATINI (Paolla Oliveira) – Filha mais velha de Safira e Alberto. É linda, e gosta de tirar proveito disso. Sonha ser uma modelo famosa, mas enfrenta o machismo do pai para começar a carreira. Vive às turras com a meia-irmã Maria João (Bianca Comparato) e a prima Soraya (Enrica Duncan), que a consideram superficial e metida. Sua beleza desperta o amor de muitos homens, como o primo Mateus (Cauã Reymond), com quem se relaciona. Adora chamar a atenção do borracheiro Pascoal (Reynaldo Gianecchini), que não dá importância às suas constantes investidas. No decorrer da novela, envolve-se com Cyro Laurenza (Nicola Siri), pai de Érika (Letícia Birkheuer), sua rival no mundo da moda.

MARIA JOÃO GÜNEY DE OLIVEIRA (Bianca Comparato) – Filha mais nova de Safira, fruto de seu casamento com um português. Esperta e inteligente, procura compensar sua falta de graça com a leitura e o aprendizado. Tem informações sobre tudo o que se passa, e é muito dedicada ao teatro de rua. Também apaixonada pelo borracheiro Pascoal (Reynaldo Giancecchini), o que só alimenta os desentendimentos com a meia-irmã Giovana (Paolla Oliveira).

PASCOAL SILVA (Reynaldo Gianecchini) – Dono da oficina mecânica da vila, onde trabalha como borracheiro. Bonito e forte, não consegue esconder seu lado rude e fechado. Trabalhador, fala um português errado e cheio de gírias paulistanas. Mora ao lado do casarão e vive em conflito com a família de Katina e Murat. Giovana (Paolla Oliveira) e Maria João (Bianca Comparato) são loucas por ele, que só tem olhos para Safira, a mãe delas. Viveu um grande amor no passado, Vitória (Cláudia Abreu), de quem não teve mais notícias. No decorrer da trama, volta a se envolver com Vitória, além de ter um caso com Rebeca (Carolina Ferraz), até passar a se encontrar às escondidas com Safira, com quem passa a viver uma relação muito sensual.

MÔNICA SANTANA (Camila Pitanga) – Filha de Aquilino (Serafim Gonzalez), irmã de André (Marcello Antony) por parte de pai. Trabalha como doméstica na casa de Mary Montilla (Carmem Verônica). Mora no quarto dos fundos da casa da patroa com o afilhado Toninho (Thomas Veloso), filho de Valdete (Leona Cavalli). Bonita e de excelente caráter, toma conta do menino desde que ele nasceu. É cortejada pelo pai do garoto, Alberto Sabatini, e por Cemil (Leopoldo Pacheco).

REBECA CAVALCANTI (Carolina Ferraz) – Dona da agência de modelos Razzle-Dazzle. Esperta, ágil e impaciente. Atualmente uma mulher de negócios, foi uma top model internacional de muito sucesso. Trabalhadora, nunca tem tempo para se dedicar a romances. Quando o rude Pascoal (Reynaldo Gianecchini) cruza seu caminho, apaixona-se irremediavelmente, fazendo dele seu novo desafio. Envolve-se também com Alberto.