Publicidade

Décimo terceiro salário

Décimo Terceiro Salário ou Gratificação Natalina é um salário a mais que os empregados têm direito a receber a cada ano. Esse salário deve ser pago em duas parcelas, sendo que uma até o dia trinta do mês de Novembro e a segunda parcela até o dia vinte do mês de Dezembro.
Os aposentados também têm direito ao Décimo Terceiro. Normalmente o INSS paga a primeira parcela no mês de Agosto e a segunda parcela até o mês de Dezembro contemplando, assim, todos os trabalhadores que, mesmo aposentados, contribuíram para a entidade durante os anos que trabalharam ou que ainda trabalham, pois muitos aposentados continuam exercendo funções em empresas, apesar da aposentadoria.
Para aqueles empregados que não trabalharam o ano inteiro na empresa devem fazer um cálculo simples: divida o seu salário atual por doze e multiplique pelo número de meses trabalhados. Dessa forma, esse é o valor do Décimo Terceiro que o empregado deverá receber. Caso tenha horas extras e comissões, também essas deverão ser consideradas nesses cálculos para a apuração do valor a ser recebido.
O comércio aguarda ansioso por essa data, pois existe um acréscimo de recursos no mercado. Algumas pessoas preferem utilizar esse dinheiro extra para liquidar dívidas adquiridas ao longo do ano. De qualquer forma é um dinheiro que é bem-vindo aos trabalhadores.
As empresas devem precaver-se, ao longo do ano, fazendo a reserva de recursos para o pagamento desse adicional aos seus empregados. É interessante, todo mês, guardar numa conta separada o valor relativo a um doze avos da folha de salários para quitação ao final do ano do Décimo Terceiro.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES