Sandro Nascimento/Alep

O deputado federal Ney Leprevost (PSD) declarou voto no candidato a prefeito do Novo à prefeitura, João Guilherme. “Se a eleição fosse hoje, meu voto para prefeito de Curitiba seria no meu ex vice, o médico João Guilherme Moraes. Uma boa opção pra vocês analisarem. Gente séria”, postou Leprevost no twitter. João Guilherme foi candidato a vice-prefeito na chapa de Leprevost em 2016.

Opção
O parlamentar do PSD desistiu de disputar a prefeitura depois que o governador Ratinho Júnior (PSD) pediu para que ele voltasse ao governo. Leprevost reassumiu o comando da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Com isso, o PSD decidiu apoiar a reeleição do atual prefeito Rafael Greca (DEM), indicando o atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel, que trocou o PSDB pelo partido do governador em abril, para continuar na chapa de reeleição. Leprevost, porém, afirmou que não apoia Greca “nem que a vaca tussa”.

Denúncia
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba acolheu denúncia contra vereadora Fabiane Rosa (PSD), acusada pelo Ministério Público do Paraná de comandar um esquema de “rachadinha” em seu gabinete, ficando com parte dos salários de ex-assessores. Ela nega as acusações. Relatores do caso, Marcos Vieira (PDT) e Professora Josete (PT), relator e vice, respectivamente, consideraram que “existe materialidade suficiente [para avançar na investigação]”.

Segredo
Ao se manifestarem pela aceitação da denúncia, Vieira e Josete elencaram indícios obtidos junto ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, que estão resguardados por segredo de Justiça. Eles entendem que há elementos para se suspeitar da exigência de vantagem indevida, sob coação de demissão, na qual parte da remuneração de comissionados do mandato supostamente era direcionada à parlamentar. A vereadora foi presa no último dia 27 de julho, mas obteve permissão para converter a ordem para prisão domiciliar.

Defesa
Com essa decisão, o Conselho determinou a notificação da vereadora do prosseguimento da apuração, solicitando para que, no exercício do direito dela à ampla defesa, delimite as testemunhas que deseja ver ouvidas e eventuais perícias que queira ver realizadas. É franqueada à defesa da vereadora o acompanhamento dos depoimentos.

Frota oficial
Os vereadores de Curitiva votam amanhã projeto que inclui, a partir do próximo contrato, a identificação da Câmara Municipal nos veículos oficiais. O projeto prevê que os veículos de uso oficial disponibilizados aos vereadores só poderão circular pelas ruas da cidade, a partir do próximo contrato de locação, desde que estejam devidamente identificados.

Caracterização
A proposta estabelece, ainda, que os recursos necessários para caracterização dos veículos como de uso oficial dos vereadores sejam previstos no contrato de locação. Aidentificação deve ser afixada nas laterais dos veículos oficiais, em posição de fácil visibilidade e com letras de tamanho não inferior a 10 centímetro. Além disto, os letreiros devem informar o nome do órgão – neste caso, a Câmara – acompanhado da expressão “Uso exclusivo em serviço”.