A governadora Cida Borghetti assinou, ontem, o decreto que transfere para o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) a guarda de mais de 6 mil ,presos recolhidos nas carceragens da Polícia Civil do Paraná. O objetivo é liberar 1,1 mil policiais civis, que hoje atuam na guarda dos presos para trabalhar  na investigação. O decreto transfere a administração de 37 carceragens para o Departamento Penitenciário do Estado. Apenas uma delas está em Curitiba.
Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR), 9 mil pessoas estão detidas nas carceragens do Paraná e outras 21 mil estão presas em penitenciárias do estado. A medida passa a valer a partir da publicação do decreto, que deve acontecer até amanhã. A Secretaria de Segurança informa que haverá um período de transição gradual para a troca do comando das carceragens.
A medida, porém, foi criticada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen). De acordo com o sindicato, desde 2013, o Paraná tem o mesmo número de agentes penitenciários. De lá pra cá, a população prisional nas 33 unidades penais do Estado aumentou de 14 mil para 21 mil presos. Para dar conta dessa demanda são apenas 3.050 servidores, divididos em três plantões, segundo o sindicato.