NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – A democrata Stacey Abrams admitiu nesta sexta-feira (15) derrota para o rival republicano Brian Kemp na corrida ao governo da Geórgia, encerrando uma disputa que já durava dez dias e que começou com o resultado acirrado nas eleições de meio mandato presidencial, no último dia 6.

Nas chamadas “midterms”, a diferença entre ambos foi de mero 0,5 ponto percentual. O republicano venceu com 50,3%, enquanto Abrams obteve 48,8%. O resultado apertado levou a democrata a não reconhecer a derrota e a dizer que preferia aguardar a contagem de votos antecipados.

Abrams afirmou ainda que tinha conhecimento de relatos de eleitores que tiveram dificuldade em votar. Durante esses dez dias, as duas campanhas também trocaram acusações sobre fraude eleitoral.

Nesta sexta, em discurso a apoiadores em Atlanta, colocou um ponto final no assunto. “Eu reconheço que o ex-secretário de Estado [da Geórgia] Brian Kemp será homologado como o vencedor”, afirmou.

“Mas ver um oficial eleito que alega representar a população neste estado categoricamente depositar suas esperanças de eleição na supressão do direito democrático a voto da população é verdadeiramente chocante.”

Ela afirmou ainda que o discurso não era de concessão, “porque concessão significa reconhecer uma ação como certa, verdadeira ou própria.”

A democrata fez duras críticas ao processo eleitoral e lamentou irregularidades que, afirma, “mancharam” a votação.

Apesar de admitir a vitória do rival, Abrams ainda estuda entrar com uma ação federal e pedir uma segunda rodada de votação, em resposta à “má gestão grosseira” nas eleições no estado.

“Nos próximos dias, nós vamos entrar com uma grande ação federal contra o estado da Geórgia por má gestão grosseira desta eleição e para proteger futuras eleições.”