O deputado federal paranaense Boca Aberta (PROS) apresentou ontem projeto que prevê a amputação das mãos de políticos condenados por corrupção. Pela proposta, a punição atingiria desde o presidente da República, passando por governadores estaduais, deputados federais, senadores, deputados estaduais e vereadores, condenados pela Justiça após trânsito em julgado, sem mais possibilidades de recursos.

Na justificativa, o parlamentar alega que “o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria”, e que “é o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso (ou apenas um) por corrupção”. Ele cita ainda que “na China, por exemplo, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua”, e que “o Irã é outro país que pune com a morte aqueles que praticam corrupção”. O deputado também cita como exemplo a Coreia do Norte, que, segundo ele, “também condena corruptores à morte”. “

Invasão – Em dezembro, o Conselho de Ética da Câmara aprovou a suspensão do mandato de Boca Aberta por seis meses, por quebra de decoro parlamentar e abuso de autoridade por invadir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jataizinho (região Norte), contranstrangendo médicos e profissionais de saúde, filmando e postando vídeos nas redes sociais. O deputado recorreu à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que ainda não julgou o caso.

A direção da Câmara devolveu ontem mesmo o projeto, alegando que ele não pode tramitar, por “ conter matéria evidentemente inconstitucional”, o que é proibido pelo regimento da Casa.