Franklin de Freitas – Parque Barigui estava lotado ontem

As recentes boas notícias sobre a desaceleração da Covid-19 em Curitiba e no Paraná parecem ter deixado a população com a falsa impressão de que o momento já é de pós-pandemia. Ontem, por exemplo, a reportagem do Bem Paraná flagrou o Parque Barigui, em Curitiba, lotado, com várias pessoas, muitas crianças, sem máscara e desrespeitando o distanciamento social. Em alguns pontos do Litoral do Paraná, que registrou movimento alto, por conta do do feriado de Nossa Senhora de Aparecida, leitores também reportaram aglomerações tanto na areia quanto em restaurantes, como em bares.

Apesar das liberações, que incluem teatros cinemas em Curitiba e aulas extraclasse em escolas em todo o Paraná, tanto a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) quanto a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba reforçam que medidas como distanciamento social, uso de máscaras e de medidas de higiene serão necessárias até a vacinação contra o coronavírus

A média móvel de casos de Covid-19 fechou em queda no Paraná pela quinta semana seguida e o Estado completou três semanas consecutivas com menos de 10 mil casos confirmados. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, caiu pela metade o número de pacientes infectados na semana epidemiológica 41 (4 a 10 de outubro) com relação à semana anterior. Até agora, foram confirmados 4.727 casos nesta semana, contra 9.292 diagnósticos na anterior. Os números, porém, passam sempre por ajustes da Secretaria da Saúde.

O último pico da doença no Estado ocorreu na semana 36 (até 5 de setembro), com 12.196 pacientes confirmados. Desde então, os diagnósticos de Covid-19 só reduziram. Passaram para 10.969 na semana 37 (até 12 de setembro), 10.600 casos na semana 38 (até 19 de setembro) e 9.450 confirmações na semana 39 (até 26 de setembro). A média móvel de óbitos também está em queda nas três últimas semanas, consecutivamente. Na semana 41, foram 97 mortes por Covid-19, contra 201 e 252 óbitos nas semanas anteriores.

Flexibilização em Curitiba

Desde sábado, entraram em vigor em Curitiba novas regras para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços. A decisão do Comitê de Técnica e Ética Médica da Prefeitura Municipal de Curitiba levou em conta a avaliação semanal dos nove indicadores que medem a capacidade de resposta do sistema de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus apontou para a situação de alerta, ou seja, a cidade permanece na bandeira amarela. A pontuação final foi 1,73, a menor desde que o sistema foi implantado, em junho.

A liberação foi possível graças ao comportamento da epidemia do novo coronavírus em Curitiba.Segundo a secretaria municipal de Saúde, do início de setembro até agora, estão sendo registradas, em média, 50 mortes por semana. Nos meses de julho e agosto, eram em média 100 óbitos por semana. Os casos confirmados do novo coronavírus caíram 49% entre o início de agosto e o final de setembro.

Foi liberado, por exemplo, o funcionamento de cinemas, teatros e bufês de festa com lotação máxima de 50 pessoas. Veja o que mais foi liberado na capital paranaense.

Boletins Covid-19
Dia 12/10
Curitiba
Novos casos 345
Mortes 17
Total
Casos 47.511
Mortes 1.379
Paraná
Novos casos 1.818
Mortes 16
Total
Casos 191.942
Mortes 4.737
Brasil
Novos casos 8429
Mortes 201
Total
Novos casos 5.103.408.
Mortes 150.689